A leitura crítica desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea, pois permite desvendar tanto a estrutura social quanto as interações entre as pessoas. Dessa forma, é necessário que os alunos compreendam que os textos são diversos, surgem a partir de referências e diálogos com diferentes perspectivas, além de possuírem a influência de fatores externos como a história e a ideologia na construção dos textos. No entanto, os professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental têm expressado preocupação em relação ao nível de habilidades de leitura, compreensão e produção textual que os alunos apresentam ao final dessa etapa da educação básica, o que afeta a capacidade de se expressarem de forma adequada e participarem ativamente do ambiente em que vivem. Nesse contexto, esta pesquisa propõe o uma sequência didática para análise e reescrita do gênero anúncio publicitário à luz da Análise de Discurso Crítica, nas séries finais do ensino fundamental, com a finalidade de melhorar a formação discursiva contemporânea dos alunos com relação à representação textual discursiva da figura feminina, tornando-os leitores críticos e reflexivos. Espera-se que a problematização das práticas discursivas nessa pesquisa permita uma discussão produtiva sobre os discursos ideológicos que encobrem relações de poder, possibilitando que os alunos questionem, lutem ou conscientemente aceitem as ideologias presentes nesses discursos. Além disso, espera-se que contribua para o desenvolvimento de uma consciência crítica, promovendo a melhoria da formação linguística e conscientização dos alunos.