Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIRADA DE PASSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98558 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5161 "inscrito_id" => 9526 "titulo" => "VIRADA DE PASSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem por finalidade abordar minha atuação na residência pedagógica onde ministrei aulas de dança para turmas do oitavo e nono ano do ensino fundamental 2 em uma escola da região metropolitana, a Escola Marcelino Champagnat, no Recife. As aulas ocorriam duas vezes por semana, nas tardes de quarta e sexta-feira. Foram encontrados desafios iniciais, mas, com o apoio do corpo docente da instituição e a colaboração de um colega de curso, obtivemos êxito em nossa prática. Nos utilizando da metodologia crítico-superadora, discutida durante os encontros da residência pedagógica, objetivamos desmistificar paradigmas presentes entre os estudantes, como o preconceito cultural, racial e religioso. Na busca por diversificar o conteúdo das aulas, foram abordados diferentes estilos de dança, promovendo reflexões sobre sua origem e importância cultural. Durante as aulas, promoveram-se discussões sobre a origem e a importância cultural de cada estilo, estimulando eles a refletir sobre as suas próprias visões e preconceitos. Também trouxe músicas e ritmos variados, abrindo espaço para que os mesmos se expressassem por meio do movimento, independentemente de seus gostos pessoais Ao longo do tempo, foi observada uma mudança positiva no comportamento e nas atitudes dos discentes. Eles passaram a demonstrar maior abertura e respeito às diversas manifestações culturais e religiosas presentes na dança. O apoio do corpo docente da instituição foi fundamental, assim como as trocas de experiências com meus colegas de curso, fortalecendo nossa atuação como futuros professores.O presente relato de experiência tem por finalidade abordar minha atuação na residência pedagógica onde ministrei aulas de dança para turmas do oitavo e nono an" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9526_TB5161_02102023214557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VICTOR WASHINGTON GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Victor Gomes" "autor_email" => "victor.washington@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98558 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5161 "inscrito_id" => 9526 "titulo" => "VIRADA DE PASSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem por finalidade abordar minha atuação na residência pedagógica onde ministrei aulas de dança para turmas do oitavo e nono ano do ensino fundamental 2 em uma escola da região metropolitana, a Escola Marcelino Champagnat, no Recife. As aulas ocorriam duas vezes por semana, nas tardes de quarta e sexta-feira. Foram encontrados desafios iniciais, mas, com o apoio do corpo docente da instituição e a colaboração de um colega de curso, obtivemos êxito em nossa prática. Nos utilizando da metodologia crítico-superadora, discutida durante os encontros da residência pedagógica, objetivamos desmistificar paradigmas presentes entre os estudantes, como o preconceito cultural, racial e religioso. Na busca por diversificar o conteúdo das aulas, foram abordados diferentes estilos de dança, promovendo reflexões sobre sua origem e importância cultural. Durante as aulas, promoveram-se discussões sobre a origem e a importância cultural de cada estilo, estimulando eles a refletir sobre as suas próprias visões e preconceitos. Também trouxe músicas e ritmos variados, abrindo espaço para que os mesmos se expressassem por meio do movimento, independentemente de seus gostos pessoais Ao longo do tempo, foi observada uma mudança positiva no comportamento e nas atitudes dos discentes. Eles passaram a demonstrar maior abertura e respeito às diversas manifestações culturais e religiosas presentes na dança. O apoio do corpo docente da instituição foi fundamental, assim como as trocas de experiências com meus colegas de curso, fortalecendo nossa atuação como futuros professores.O presente relato de experiência tem por finalidade abordar minha atuação na residência pedagógica onde ministrei aulas de dança para turmas do oitavo e nono an" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9526_TB5161_02102023214557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VICTOR WASHINGTON GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Victor Gomes" "autor_email" => "victor.washington@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência tem por finalidade abordar minha atuação na residência pedagógica onde ministrei aulas de dança para turmas do oitavo e nono ano do ensino fundamental 2 em uma escola da região metropolitana, a Escola Marcelino Champagnat, no Recife. As aulas ocorriam duas vezes por semana, nas tardes de quarta e sexta-feira. Foram encontrados desafios iniciais, mas, com o apoio do corpo docente da instituição e a colaboração de um colega de curso, obtivemos êxito em nossa prática. Nos utilizando da metodologia crítico-superadora, discutida durante os encontros da residência pedagógica, objetivamos desmistificar paradigmas presentes entre os estudantes, como o preconceito cultural, racial e religioso. Na busca por diversificar o conteúdo das aulas, foram abordados diferentes estilos de dança, promovendo reflexões sobre sua origem e importância cultural. Durante as aulas, promoveram-se discussões sobre a origem e a importância cultural de cada estilo, estimulando eles a refletir sobre as suas próprias visões e preconceitos. Também trouxe músicas e ritmos variados, abrindo espaço para que os mesmos se expressassem por meio do movimento, independentemente de seus gostos pessoais Ao longo do tempo, foi observada uma mudança positiva no comportamento e nas atitudes dos discentes. Eles passaram a demonstrar maior abertura e respeito às diversas manifestações culturais e religiosas presentes na dança. O apoio do corpo docente da instituição foi fundamental, assim como as trocas de experiências com meus colegas de curso, fortalecendo nossa atuação como futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.