Diante dos estudos sobre a deficiência é possível perceber uma crescente nos debates em torno da Educação Especial numa perspectiva inclusiva, o que, têm evidenciado, entre outros aspectos, a necessidade de uma formação docente que leve em consideração a diversidade dos educandos no ambiente escolar. Tomando como base a legislação brasileira que dispõe sobre a educação numa perspectiva inclusiva (Brasil, 2015), às políticas públicas (Brasil, 2008), como também os referenciais teóricos sobre Educação Especial inclusiva e a formação docente, a luz de estudiosos como Glat e Pletsch (2004), Ainscow (2009), Dias e Silva (2020), dentre outros pesquisadores. Este trabalho, o qual trata-se de um recorte dos dados coletados para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A educação inclusiva na rede regular de ensino: contribuições da formação docente inicial” (Farias, 2023), tem como objetivo identificar as contribuições oferecidas no processo de formação docente inicial, tendo em vista a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial no ensino regular. Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo baseada numa abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta dos dados um roteiro de entrevista o qual foi aplicado juntamente a três docentes de diferentes licenciaturas em atuação no Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública Municipal de João Pessoa - PB. Os resultados da investigação explicitam que há algumas lacunas nos processos formativos dos professores. De acordo com a pesquisa, as licenciaturas analisadas ofereceram poucas ou nenhuma disciplina relacionada a Educação Especial e/ou inclusiva, o que reflete diretamente na qualidade do ensino ofertado aos educandos com deficiência e outras necessidades específicas, tendo em vista que muitos professores chegam às escolas sem o mínimo de conhecimento sobre as práticas educacionais voltada ao processo de ensino e aprendizagem do público-alvo da educação especial.