O Geoplano é uma ferramenta pedagógica para o ensino de geometria no contexto educacional. Trata-se de um instrumento didático composto por uma placa quadrada, retangular ou circular com furos equidistantes e elásticos coloridos ou presilhas para fixá-los. Esse recurso permite aos alunos explorar e compreender diversos conceitos geométricos de maneira prática e visualmente atrativa. Assim, objetiva-se, nessa pesquisa, apresentar um levantamento bibliográfico de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que investigaram o uso do Geoplano (físico ou virtual) nas aulas de geometria. A metodologia utilizada foi a busca na plataforma da BDTD utilizando termos como “Geoplano”, “geometria plana”, “ensino de geometria” e suas variações. A revisão da literatura permitiu identificar um total de 12 dissertações e teses que abordaram essa temática. O referencial teórico abrangeu conceitos relacionados ao ensino de geometria, o papel dos recursos didáticos e a importância do Geoplano como ferramenta para promover a compreensão conceitual e o desenvolvimento de habilidades geométricas. Os resultados indicaram que o Geoplano é utilizado em diferentes níveis de ensino, desde o fundamental até o médio, e abrange diversas temáticas, como construção de figuras geométricas, resolução de problemas e exploração de conceitos de área e perímetro. As pesquisas evidenciaram que o uso do Geoplano nas aulas de geometria contribuiu para uma melhoria na compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades espaciais dos estudantes. As considerações finais ressaltam a importância do Geoplano como recurso didático eficaz e sugerem a sua integração no currículo escolar, assim como a necessidade de formação adequada para os professores. Essas pesquisas fornecem subsídios relevantes para a prática docente, destacando a importância do uso do Geoplano no ensino de geometria e oferecendo diretrizes para pesquisas futuras nessa área.