O uso de tecnologias para o ensino acompanha o processo educativo desde seus primórdios, a invenção do livro, por exemplo, é considerada uma das grandes revoluções da humanidade. Este resumo apresenta algumas experiências de uso de ferramentas digitais, desde muito simples até mais complexas, para a educação em solos. O objetivo do uso das ferramentas digitais foi aumentar o interesse dos educandos pelo tema. O solo é a base de qualquer ambiente, e como tal deve ser compreendido e preservado, tanto no meio rural quanto no meio urbano. O desconhecimento sobre as funções do solo, e a necessidade de preservação do mesmo como elemento de interesse de toda a sociedade geralmente é percebido somente quando ocorrem grandes tragédias como deslizamentos. Frente a esta lacuna do conhecimento, é importante, para além de ensinar sobre os diferentes tipos de solo, educar para a preservação deste recurso natural. Uma forma de despertar a atenção dos educandos para as peculiaridades do solo é por meio do uso de ferramentas digitais que permitam maior interatividade com o conteúdo ensinado. Foram desenvolvidos testes com aplicativos digitais, que simulam jogos nos quais a pontuação é obtida quando é realizada uma ação que favorece a conservação do solo. Comparativamente foram realizadas aulas expositivas utilizando apenas imagens e figuras em programa de apresentação de slides. Em ambos os métodos os resultados foram considerados satisfatórios. Ao contrário do esperado, o interesse demonstrado nas aulas expositivas e o grau de aprendizagem foi superior ao encontrado no uso dos aplicativos. Conclui-se que a capacitação do professor, o domínio que o mesmo apresenta do conteúdo, associado ao conhecimento que ele possui de sua turma, tais como origem, relações familiares, classe social e econômica, e que lhe permite dar significado ao conteúdo apresentado é tão importante quanto a inovação pelo uso das ferramentas digitais.