USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100583 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7949 "inscrito_id" => 23942 "titulo" => "USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O uso de tecnologias para o ensino acompanha o processo educativo desde seus primórdios, a invenção do livro, por exemplo, é considerada uma das grandes revoluções da humanidade. Este resumo apresenta algumas experiências de uso de ferramentas digitais, desde muito simples até mais complexas, para a educação em solos. O objetivo do uso das ferramentas digitais foi aumentar o interesse dos educandos pelo tema. O solo é a base de qualquer ambiente, e como tal deve ser compreendido e preservado, tanto no meio rural quanto no meio urbano. O desconhecimento sobre as funções do solo, e a necessidade de preservação do mesmo como elemento de interesse de toda a sociedade geralmente é percebido somente quando ocorrem grandes tragédias como deslizamentos. Frente a esta lacuna do conhecimento, é importante, para além de ensinar sobre os diferentes tipos de solo, educar para a preservação deste recurso natural. Uma forma de despertar a atenção dos educandos para as peculiaridades do solo é por meio do uso de ferramentas digitais que permitam maior interatividade com o conteúdo ensinado. Foram desenvolvidos testes com aplicativos digitais, que simulam jogos nos quais a pontuação é obtida quando é realizada uma ação que favorece a conservação do solo. Comparativamente foram realizadas aulas expositivas utilizando apenas imagens e figuras em programa de apresentação de slides. Em ambos os métodos os resultados foram considerados satisfatórios. Ao contrário do esperado, o interesse demonstrado nas aulas expositivas e o grau de aprendizagem foi superior ao encontrado no uso dos aplicativos. Conclui-se que a capacitação do professor, o domínio que o mesmo apresenta do conteúdo, associado ao conhecimento que ele possui de sua turma, tais como origem, relações familiares, classe social e econômica, e que lhe permite dar significado ao conteúdo apresentado é tão importante quanto a inovação pelo uso das ferramentas digitais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23942_TB7949_28072023140015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILVANIA APARECIDA DE MELLO" "autor_nome_curto" => "NILVANIA" "autor_email" => "nilvaniamello@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100583 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7949 "inscrito_id" => 23942 "titulo" => "USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "O uso de tecnologias para o ensino acompanha o processo educativo desde seus primórdios, a invenção do livro, por exemplo, é considerada uma das grandes revoluções da humanidade. Este resumo apresenta algumas experiências de uso de ferramentas digitais, desde muito simples até mais complexas, para a educação em solos. O objetivo do uso das ferramentas digitais foi aumentar o interesse dos educandos pelo tema. O solo é a base de qualquer ambiente, e como tal deve ser compreendido e preservado, tanto no meio rural quanto no meio urbano. O desconhecimento sobre as funções do solo, e a necessidade de preservação do mesmo como elemento de interesse de toda a sociedade geralmente é percebido somente quando ocorrem grandes tragédias como deslizamentos. Frente a esta lacuna do conhecimento, é importante, para além de ensinar sobre os diferentes tipos de solo, educar para a preservação deste recurso natural. Uma forma de despertar a atenção dos educandos para as peculiaridades do solo é por meio do uso de ferramentas digitais que permitam maior interatividade com o conteúdo ensinado. Foram desenvolvidos testes com aplicativos digitais, que simulam jogos nos quais a pontuação é obtida quando é realizada uma ação que favorece a conservação do solo. Comparativamente foram realizadas aulas expositivas utilizando apenas imagens e figuras em programa de apresentação de slides. Em ambos os métodos os resultados foram considerados satisfatórios. Ao contrário do esperado, o interesse demonstrado nas aulas expositivas e o grau de aprendizagem foi superior ao encontrado no uso dos aplicativos. Conclui-se que a capacitação do professor, o domínio que o mesmo apresenta do conteúdo, associado ao conhecimento que ele possui de sua turma, tais como origem, relações familiares, classe social e econômica, e que lhe permite dar significado ao conteúdo apresentado é tão importante quanto a inovação pelo uso das ferramentas digitais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23942_TB7949_28072023140015.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NILVANIA APARECIDA DE MELLO" "autor_nome_curto" => "NILVANIA" "autor_email" => "nilvaniamello@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }