Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100583
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7949
    "inscrito_id" => 23942
    "titulo" => "USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O uso de tecnologias para o ensino acompanha o processo educativo desde seus primórdios, a invenção do livro, por exemplo, é considerada uma das grandes revoluções da humanidade. Este resumo apresenta algumas experiências de uso de ferramentas digitais, desde muito simples até mais complexas, para a educação em solos. O objetivo do uso das ferramentas digitais foi aumentar o interesse dos educandos pelo tema. O solo é a base de qualquer ambiente, e como tal deve ser compreendido e preservado, tanto no meio rural quanto no meio urbano. O desconhecimento sobre as funções do solo, e a necessidade de preservação do mesmo como elemento de interesse de toda a sociedade geralmente é percebido somente quando ocorrem grandes tragédias como deslizamentos. Frente a esta lacuna do conhecimento, é importante, para além de ensinar sobre os diferentes tipos de solo, educar para a preservação deste recurso natural. Uma forma de despertar a atenção dos educandos para as peculiaridades do solo é por meio do uso de ferramentas digitais que permitam maior interatividade com o conteúdo ensinado. Foram desenvolvidos testes com aplicativos digitais, que simulam jogos nos quais a pontuação é obtida quando é realizada uma ação que favorece a conservação do solo. Comparativamente foram realizadas aulas expositivas utilizando apenas imagens e figuras em programa de apresentação de slides. Em ambos os métodos os resultados foram considerados satisfatórios. Ao contrário do esperado, o interesse demonstrado nas aulas expositivas e o grau de aprendizagem foi superior ao encontrado no uso dos aplicativos. Conclui-se que a capacitação do professor, o domínio que o mesmo apresenta do conteúdo, associado ao conhecimento que ele possui de sua turma, tais como origem, relações familiares, classe social e econômica, e que lhe permite dar significado ao conteúdo apresentado é tão importante quanto a inovação pelo uso das ferramentas digitais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23942_TB7949_28072023140015.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILVANIA APARECIDA DE MELLO"
    "autor_nome_curto" => "NILVANIA"
    "autor_email" => "nilvaniamello@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100583
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7949
    "inscrito_id" => 23942
    "titulo" => "USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O uso de tecnologias para o ensino acompanha o processo educativo desde seus primórdios, a invenção do livro, por exemplo, é considerada uma das grandes revoluções da humanidade. Este resumo apresenta algumas experiências de uso de ferramentas digitais, desde muito simples até mais complexas, para a educação em solos. O objetivo do uso das ferramentas digitais foi aumentar o interesse dos educandos pelo tema. O solo é a base de qualquer ambiente, e como tal deve ser compreendido e preservado, tanto no meio rural quanto no meio urbano. O desconhecimento sobre as funções do solo, e a necessidade de preservação do mesmo como elemento de interesse de toda a sociedade geralmente é percebido somente quando ocorrem grandes tragédias como deslizamentos. Frente a esta lacuna do conhecimento, é importante, para além de ensinar sobre os diferentes tipos de solo, educar para a preservação deste recurso natural. Uma forma de despertar a atenção dos educandos para as peculiaridades do solo é por meio do uso de ferramentas digitais que permitam maior interatividade com o conteúdo ensinado. Foram desenvolvidos testes com aplicativos digitais, que simulam jogos nos quais a pontuação é obtida quando é realizada uma ação que favorece a conservação do solo. Comparativamente foram realizadas aulas expositivas utilizando apenas imagens e figuras em programa de apresentação de slides. Em ambos os métodos os resultados foram considerados satisfatórios. Ao contrário do esperado, o interesse demonstrado nas aulas expositivas e o grau de aprendizagem foi superior ao encontrado no uso dos aplicativos. Conclui-se que a capacitação do professor, o domínio que o mesmo apresenta do conteúdo, associado ao conhecimento que ele possui de sua turma, tais como origem, relações familiares, classe social e econômica, e que lhe permite dar significado ao conteúdo apresentado é tão importante quanto a inovação pelo uso das ferramentas digitais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID23942_TB7949_28072023140015.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILVANIA APARECIDA DE MELLO"
    "autor_nome_curto" => "NILVANIA"
    "autor_email" => "nilvaniamello@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de tecnologias para o ensino acompanha o processo educativo desde seus primórdios, a invenção do livro, por exemplo, é considerada uma das grandes revoluções da humanidade. Este resumo apresenta algumas experiências de uso de ferramentas digitais, desde muito simples até mais complexas, para a educação em solos. O objetivo do uso das ferramentas digitais foi aumentar o interesse dos educandos pelo tema. O solo é a base de qualquer ambiente, e como tal deve ser compreendido e preservado, tanto no meio rural quanto no meio urbano. O desconhecimento sobre as funções do solo, e a necessidade de preservação do mesmo como elemento de interesse de toda a sociedade geralmente é percebido somente quando ocorrem grandes tragédias como deslizamentos. Frente a esta lacuna do conhecimento, é importante, para além de ensinar sobre os diferentes tipos de solo, educar para a preservação deste recurso natural. Uma forma de despertar a atenção dos educandos para as peculiaridades do solo é por meio do uso de ferramentas digitais que permitam maior interatividade com o conteúdo ensinado. Foram desenvolvidos testes com aplicativos digitais, que simulam jogos nos quais a pontuação é obtida quando é realizada uma ação que favorece a conservação do solo. Comparativamente foram realizadas aulas expositivas utilizando apenas imagens e figuras em programa de apresentação de slides. Em ambos os métodos os resultados foram considerados satisfatórios. Ao contrário do esperado, o interesse demonstrado nas aulas expositivas e o grau de aprendizagem foi superior ao encontrado no uso dos aplicativos. Conclui-se que a capacitação do professor, o domínio que o mesmo apresenta do conteúdo, associado ao conhecimento que ele possui de sua turma, tais como origem, relações familiares, classe social e econômica, e que lhe permite dar significado ao conteúdo apresentado é tão importante quanto a inovação pelo uso das ferramentas digitais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.