A presente pesquisa tem como tema principal a educação nas relações étnico-raciais e a percepção dos professores em uma escola do ensino fundamental anos iniciais, tem como objetivo geral refletir como se realiza a educação nas relações étnico-raciais na escola de ensino fundamenta anos iniciais da rede municipal de ensino do município de Picos-PI, para essa proposta investigativa tomamos como trilha metodológica a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Quanto aos sujeitos colaboradores foram professoras atuantes no ensino fundamental nos anos iniciais de uma escola municipal de Picos - PI. Como apoio teórico e metodológico utilizamos os seguinte autores: (2019), Albuquerque e Filho (2006), Araújo (2021), Barros (2014), Barros (2017), Barbosa (2012), Costa (2020), ESTEVES (2008), Freire (2003), Fonseca (2002), Geledés (2013), Gomes (2023), Ianni (2004), Jeans e Cerii ( 2015), Luna (2000), Lopes (2005), Maestri (2004), Marconi e Lakatos(2003), Müller(2007), Minayo (2007), Munanga (2005), Nazaro (2021), Negreiros (2017), Oliveira (2021), Santos (2009), Silva (2005), Teixeira e Barros (2019), Westin (2020), Zanella (2013), O trabalho está organizada em 3 capítulos: o primeiro sendo as relações étnico-raciais nas escolas, trazendo o referencial teórico, o segundo a metodologia, que traz todos os caminhos percorridos para a realização da pesquisa e o terceiro capitulo é a análise e discursão dos dados coletados. Após a análise destes, os resultados demonstram que os alunos tem acesso à educação nas relações étnico-raciais, porém de forma superficial, não é desenvolvido projetos com essa temática na escola pesquisada, a partir do presente estudo concluímos que não é dado a devia importância a educação nas relações étnico-raciais pelos órgãos públicos nem na educação básica nem na formação de professores, mesmo que esta seja exigida na legislação