O desenvolvimento deste trabalho, apresenta um recorte de uma pesquisa de campo realizada no período compreendido entre abril e setembro do ano de 2022, com o objetivo de conhecer a realidade das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais, mais precisamente os 4º e 5º anos, no período de pós pandemia, das escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Sul/Brasil. – Como o período de pandemia impactou as práticas docentes para o período de pós pandemia? -Como estão a aprendizagem dos estudantes (4º e 5º anos), no período de pandemia? (No que tange ao desenvolvimento das habilidades para essa faixa etária/ ano escolar). Essas indagações nortearam à pesquisa, com a intencionalidade de conhecer à realidade das escolas da rede pública estadual do RS. O recorte para os 4º e 5º anos, se deu pelo fato de estes anos escolares fecharem o 1º ciclo da Educação Básica e no estado do RS os anos de 2020 e 2021 para a maioria dos estudantes estaduais foram de aulas remotas. A coleta de dados se deu através de um formulário construído no Google Formes e enviado por e-mail para professores estaduais de todas as regiões gaúchas. Os sujeitos foram escolhidos aleatoriamente, partindo do banco de dados da pesquisadora que atua como formadora de formadores em todo o estado gaúcho. Foram enviados 1.200 instrumentos de pesquisa e destes tivemos mais de 50% de retorno. Os dados parciais estão sendo analisados partindo de autores como Freire (1996), Arroyo (2004, 2009), Alarcão (2003, Charlot (2016) Tardif (2021), dentre outros. Os achados da pesquisa apontam para a urgência de um olhar para as habilidades socioemocionais de estudantes e professores; da necessidade de medidas/ projetos significativos para recuperar as aprendizagens discentes; A permanência em casa dos estudantes intensificou as fragilidades socioeconômicas familiares.