O presente trabalho apresenta um estudo acerca do tema “Educação Inclusiva: desafios vivenciados pelos professores de uma escola privada do município de Pau dos Ferros”, no qual teve como objetivo geral, analisar os desafios vivenciados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem de crianças com deficiências, respondendo ao problema da pesquisa que se configurou na seguinte pergunta: quais os desafios vivenciados pelos professores de escolas privadas no processo de ensino aprendizagem de crianças com deficiências? A referida pesquisa, teve uma abordagem qualitativa, partindo de uma ideia empírica, transformando-se em científica e fazendo uso do método dedutivo, na qual, foi realizada uma observação e a aplicação de um questionário a 1 (um) professor de uma unidade de ensino privada. Seguindo esse pressuposto, para obtenção das respostas e ampliação dos conhecimentos acerca desta temática no quesito avaliativo, houve a necessidade de um aprofundamento e embasamento teórico sobre essa temática, no qual tivemos como subsídio alguns teóricos como: Mantoan (2006), Sassaki (1997), Cunha (2015), Marchesi (2004) e a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994). Diante do cenário atual no qual estamos inseridos, muito se fala da importância da inclusão dos alunos com deficiência em salas de aula regular, sabemos que existem leis que asseguram essa inclusão, mas que se faz necessário pensar nessa inclusão de forma mais contínua, para que essas crianças se sintam verdadeiramente incluídas, não só na sala de aula, mas em qualquer ambiente que esteja. Os resultados deste estudo apontam como um dos maiores desafios é o planejamento das atividades em sala, tendo em vista abordarem uma lacuna na formação continuada para a temática da inclusão das crianças com deficiência, o que torna ainda mais desafiador o processo da inclusão e da aprendizagem na escola.