Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“VENO” E “CONSTRUINO” HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ITINERANTE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98668
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5300
    "inscrito_id" => 20468
    "titulo" => "“VENO” E “CONSTRUINO” HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ITINERANTE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do projeto Vai Veno, uma iniciativa cultural e educacional que busca promover o conhecimento, a valorização da história, da cultura e da memória cearense através de trilhas urbanas temáticas em Fortaleza. Logo, o projeto organizado por graduandos em História proporciona uma imersão na cultura local, explorando lugares históricos que resgatam a memória do Ceará. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é compreender como o projeto Vai Veno possibilita que os participantes sejam protagonistas em seus processos de aprendizagem, além de entender o papel do ensino não convencional e da educação patrimonial na consciência histórica e preservação do patrimônio. Assim, será analisado como o Vai Veno facilita a relação dos participantes com a História e contribui para a popularização do conhecimento histórico cearense. Além disso, serão considerados os benefícios dessa abordagem para a valorização da história e a formação de uma consciência patrimonial entre os participantes. A partir disso, a investigação será realizada por meio de análise qualitativa, com entrevistas e questionários aplicados aos participantes das trilhas, sendo que os resultados esperados contribuirão para a compreensão da importância de iniciativas educacionais e culturais no fortalecimento da identidade local e no despertar do interesse pelo estudo da História, além dos impactos do projeto Vai Veno na comunidade e na promoção da história e cultura cearense. Para isso, a pesquisa se baseará em referenciais teóricos pedagógicos, como as ideias de Vygotsky e Paulo Freire, para embasar a discussão sobre protagonismo do educando, a educação não convencional e a importância dos elementos culturais na aprendizagem, além de trabalhos acadêmicos voltados para a memória histórica cearense e para a educação patrimonial, sobretudo na perspectiva da História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5300_19062023233247.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98668
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5300
    "inscrito_id" => 20468
    "titulo" => "“VENO” E “CONSTRUINO” HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ITINERANTE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do projeto Vai Veno, uma iniciativa cultural e educacional que busca promover o conhecimento, a valorização da história, da cultura e da memória cearense através de trilhas urbanas temáticas em Fortaleza. Logo, o projeto organizado por graduandos em História proporciona uma imersão na cultura local, explorando lugares históricos que resgatam a memória do Ceará. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é compreender como o projeto Vai Veno possibilita que os participantes sejam protagonistas em seus processos de aprendizagem, além de entender o papel do ensino não convencional e da educação patrimonial na consciência histórica e preservação do patrimônio. Assim, será analisado como o Vai Veno facilita a relação dos participantes com a História e contribui para a popularização do conhecimento histórico cearense. Além disso, serão considerados os benefícios dessa abordagem para a valorização da história e a formação de uma consciência patrimonial entre os participantes. A partir disso, a investigação será realizada por meio de análise qualitativa, com entrevistas e questionários aplicados aos participantes das trilhas, sendo que os resultados esperados contribuirão para a compreensão da importância de iniciativas educacionais e culturais no fortalecimento da identidade local e no despertar do interesse pelo estudo da História, além dos impactos do projeto Vai Veno na comunidade e na promoção da história e cultura cearense. Para isso, a pesquisa se baseará em referenciais teóricos pedagógicos, como as ideias de Vygotsky e Paulo Freire, para embasar a discussão sobre protagonismo do educando, a educação não convencional e a importância dos elementos culturais na aprendizagem, além de trabalhos acadêmicos voltados para a memória histórica cearense e para a educação patrimonial, sobretudo na perspectiva da História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5300_19062023233247.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUIZA"
    "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do projeto Vai Veno, uma iniciativa cultural e educacional que busca promover o conhecimento, a valorização da história, da cultura e da memória cearense através de trilhas urbanas temáticas em Fortaleza. Logo, o projeto organizado por graduandos em História proporciona uma imersão na cultura local, explorando lugares históricos que resgatam a memória do Ceará. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é compreender como o projeto Vai Veno possibilita que os participantes sejam protagonistas em seus processos de aprendizagem, além de entender o papel do ensino não convencional e da educação patrimonial na consciência histórica e preservação do patrimônio. Assim, será analisado como o Vai Veno facilita a relação dos participantes com a História e contribui para a popularização do conhecimento histórico cearense. Além disso, serão considerados os benefícios dessa abordagem para a valorização da história e a formação de uma consciência patrimonial entre os participantes. A partir disso, a investigação será realizada por meio de análise qualitativa, com entrevistas e questionários aplicados aos participantes das trilhas, sendo que os resultados esperados contribuirão para a compreensão da importância de iniciativas educacionais e culturais no fortalecimento da identidade local e no despertar do interesse pelo estudo da História, além dos impactos do projeto Vai Veno na comunidade e na promoção da história e cultura cearense. Para isso, a pesquisa se baseará em referenciais teóricos pedagógicos, como as ideias de Vygotsky e Paulo Freire, para embasar a discussão sobre protagonismo do educando, a educação não convencional e a importância dos elementos culturais na aprendizagem, além de trabalhos acadêmicos voltados para a memória histórica cearense e para a educação patrimonial, sobretudo na perspectiva da História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.