“VENO” E “CONSTRUINO” HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ITINERANTE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98668 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5300 "inscrito_id" => 20468 "titulo" => "“VENO” E “CONSTRUINO” HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ITINERANTE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do projeto Vai Veno, uma iniciativa cultural e educacional que busca promover o conhecimento, a valorização da história, da cultura e da memória cearense através de trilhas urbanas temáticas em Fortaleza. Logo, o projeto organizado por graduandos em História proporciona uma imersão na cultura local, explorando lugares históricos que resgatam a memória do Ceará. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é compreender como o projeto Vai Veno possibilita que os participantes sejam protagonistas em seus processos de aprendizagem, além de entender o papel do ensino não convencional e da educação patrimonial na consciência histórica e preservação do patrimônio. Assim, será analisado como o Vai Veno facilita a relação dos participantes com a História e contribui para a popularização do conhecimento histórico cearense. Além disso, serão considerados os benefícios dessa abordagem para a valorização da história e a formação de uma consciência patrimonial entre os participantes. A partir disso, a investigação será realizada por meio de análise qualitativa, com entrevistas e questionários aplicados aos participantes das trilhas, sendo que os resultados esperados contribuirão para a compreensão da importância de iniciativas educacionais e culturais no fortalecimento da identidade local e no despertar do interesse pelo estudo da História, além dos impactos do projeto Vai Veno na comunidade e na promoção da história e cultura cearense. Para isso, a pesquisa se baseará em referenciais teóricos pedagógicos, como as ideias de Vygotsky e Paulo Freire, para embasar a discussão sobre protagonismo do educando, a educação não convencional e a importância dos elementos culturais na aprendizagem, além de trabalhos acadêmicos voltados para a memória histórica cearense e para a educação patrimonial, sobretudo na perspectiva da História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5300_19062023233247.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98668 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5300 "inscrito_id" => 20468 "titulo" => "“VENO” E “CONSTRUINO” HISTÓRIAS: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ITINERANTE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto do projeto Vai Veno, uma iniciativa cultural e educacional que busca promover o conhecimento, a valorização da história, da cultura e da memória cearense através de trilhas urbanas temáticas em Fortaleza. Logo, o projeto organizado por graduandos em História proporciona uma imersão na cultura local, explorando lugares históricos que resgatam a memória do Ceará. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é compreender como o projeto Vai Veno possibilita que os participantes sejam protagonistas em seus processos de aprendizagem, além de entender o papel do ensino não convencional e da educação patrimonial na consciência histórica e preservação do patrimônio. Assim, será analisado como o Vai Veno facilita a relação dos participantes com a História e contribui para a popularização do conhecimento histórico cearense. Além disso, serão considerados os benefícios dessa abordagem para a valorização da história e a formação de uma consciência patrimonial entre os participantes. A partir disso, a investigação será realizada por meio de análise qualitativa, com entrevistas e questionários aplicados aos participantes das trilhas, sendo que os resultados esperados contribuirão para a compreensão da importância de iniciativas educacionais e culturais no fortalecimento da identidade local e no despertar do interesse pelo estudo da História, além dos impactos do projeto Vai Veno na comunidade e na promoção da história e cultura cearense. Para isso, a pesquisa se baseará em referenciais teóricos pedagógicos, como as ideias de Vygotsky e Paulo Freire, para embasar a discussão sobre protagonismo do educando, a educação não convencional e a importância dos elementos culturais na aprendizagem, além de trabalhos acadêmicos voltados para a memória histórica cearense e para a educação patrimonial, sobretudo na perspectiva da História." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20468_TB5300_19062023233247.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA MARIA DUTRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "profluizahistoria@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }