Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA ALÉM DA DIVISÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99553
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6451
    "inscrito_id" => 3206
    "titulo" => "PARA ALÉM DA DIVISÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar os impactos da divisão entre o trabalho da universidade e a escola na formação inicial de professores. A partir dessa análise, pretende-se trazer algumas contribuições de experiências exitosas na formação de professores onde existe a parceria do ensino superior e do ensino básico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Evidenciou-se, na primeira etapa, a existência de uma divisão do trabalho entre a universidade e escola na formação de professores. A segunda fase apresenta os impactos da cisão entre o trabalho da universidade e a escola e suas consequências para a formação inicial de professores. A terceira parte mostra duas iniciativas exitosas de trabalho em parceria entre a universidade e escola de ensino básico como direcionamento para a formação de professores. Ao final dessa discussão conclui-se que, quando a linha divisória entre o âmbito universitário e o escolar é ultrapassada temos grandes possibilidades de construir uma proposta de formação inicial de professores que abarque os saberes profissionais dos docentes e que esteja próxima da realidade e das necessidades dos integrantes da comunidade escolar. Dessa forma espera-se contribuir com elementos para expandir a discussão sobre a necessidade de formar futuros professores de forma contextualizada onde os mesmos se apropriem dos conhecimentos teóricos e culturais integrados com uma formação voltada ao trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b407b0b1893_26012024162744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-26 16:27:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA DE ARAÚJO ANDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.a.ando@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99553
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6451
    "inscrito_id" => 3206
    "titulo" => "PARA ALÉM DA DIVISÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: APONTAMENTOS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar os impactos da divisão entre o trabalho da universidade e a escola na formação inicial de professores. A partir dessa análise, pretende-se trazer algumas contribuições de experiências exitosas na formação de professores onde existe a parceria do ensino superior e do ensino básico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Evidenciou-se, na primeira etapa, a existência de uma divisão do trabalho entre a universidade e escola na formação de professores. A segunda fase apresenta os impactos da cisão entre o trabalho da universidade e a escola e suas consequências para a formação inicial de professores. A terceira parte mostra duas iniciativas exitosas de trabalho em parceria entre a universidade e escola de ensino básico como direcionamento para a formação de professores. Ao final dessa discussão conclui-se que, quando a linha divisória entre o âmbito universitário e o escolar é ultrapassada temos grandes possibilidades de construir uma proposta de formação inicial de professores que abarque os saberes profissionais dos docentes e que esteja próxima da realidade e das necessidades dos integrantes da comunidade escolar. Dessa forma espera-se contribuir com elementos para expandir a discussão sobre a necessidade de formar futuros professores de forma contextualizada onde os mesmos se apropriem dos conhecimentos teóricos e culturais integrados com uma formação voltada ao trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65b407b0b1893_26012024162744.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2024-01-26 16:27:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA DE ARAÚJO ANDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA"
    "autor_email" => "daniela.a.ando@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os impactos da divisão entre o trabalho da universidade e a escola na formação inicial de professores. A partir dessa análise, pretende-se trazer algumas contribuições de experiências exitosas na formação de professores onde existe a parceria do ensino superior e do ensino básico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Evidenciou-se, na primeira etapa, a existência de uma divisão do trabalho entre a universidade e escola na formação de professores. A segunda fase apresenta os impactos da cisão entre o trabalho da universidade e a escola e suas consequências para a formação inicial de professores. A terceira parte mostra duas iniciativas exitosas de trabalho em parceria entre a universidade e escola de ensino básico como direcionamento para a formação de professores. Ao final dessa discussão conclui-se que, quando a linha divisória entre o âmbito universitário e o escolar é ultrapassada temos grandes possibilidades de construir uma proposta de formação inicial de professores que abarque os saberes profissionais dos docentes e que esteja próxima da realidade e das necessidades dos integrantes da comunidade escolar. Dessa forma espera-se contribuir com elementos para expandir a discussão sobre a necessidade de formar futuros professores de forma contextualizada onde os mesmos se apropriem dos conhecimentos teóricos e culturais integrados com uma formação voltada ao trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.