Este artigo tem como objetivo apresentar os impactos da divisão entre o trabalho da universidade e a escola na formação inicial de professores. A partir dessa análise, pretende-se trazer algumas contribuições de experiências exitosas na formação de professores onde existe a parceria do ensino superior e do ensino básico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Como fonte de dados foram utilizadas revistas eletrônicas e livros que abordam a temática proposta. Evidenciou-se, na primeira etapa, a existência de uma divisão do trabalho entre a universidade e escola na formação de professores. A segunda fase apresenta os impactos da cisão entre o trabalho da universidade e a escola e suas consequências para a formação inicial de professores. A terceira parte mostra duas iniciativas exitosas de trabalho em parceria entre a universidade e escola de ensino básico como direcionamento para a formação de professores. Ao final dessa discussão conclui-se que, quando a linha divisória entre o âmbito universitário e o escolar é ultrapassada temos grandes possibilidades de construir uma proposta de formação inicial de professores que abarque os saberes profissionais dos docentes e que esteja próxima da realidade e das necessidades dos integrantes da comunidade escolar. Dessa forma espera-se contribuir com elementos para expandir a discussão sobre a necessidade de formar futuros professores de forma contextualizada onde os mesmos se apropriem dos conhecimentos teóricos e culturais integrados com uma formação voltada ao trabalho educativo com crianças, adolescentes, jovens e adultos.