Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96327
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2194
    "inscrito_id" => 8369
    "titulo" => "OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Tendo em vista que quanto mais o aluno tem o prazer de realizar as atividades mais a aprendizagem se transforma em uma aprendizagem significativa, podemos dizer que praticar os jogos pedagógicos e ter clareza dos conhecimentos prévios dos alunos pode ser uma estratégia para que tenham cada vez mais prazer e motivação durante o processo de alfabetização e letramento. Este artigo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso e teve como objetivo analisar a contribuição dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, levando em consideração a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que propõe a alfabetização e letramento até o 3° ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos relacionamos as observações e aplicações dos jogos pedagógicos realizadas em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Marabá/PA com as literaturas da área Piaget (1975) Tizuko Kishimoto (1994), Magda Soares (2020), dentre outros. Como resultados observamos que os jogos podem ser usados pela professora para explorar caminhos no âmbito da alfabetização e do letramento. Entretanto, percebemos que a prática pedagógica da professora em questão ainda prioriza mais o “passar o conteúdo”, deixando de lado as possibilidades e os caminhos que o lúdico traz no processo de alfabetização e letramento das crianças nessa fase de aprendizagem. Afirmamos também a importância crucial da ressignificação do contexto das aulas através dos jogos pedagógicos, dado o aumento do interesse das crianças para os jogos pedagógicos apresentados, visto que cada vez mais elas estão imersas no mundo digital e distanciam-se dos jogos pedagógicos que trabalham o raciocínio lógico com caráter significativo para a alfabetização e letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8369_TB2194_10122023212904.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILANE MAYRA NONGUEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA ROCHA"
    "autor_email" => "leilanemayran@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96327
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2194
    "inscrito_id" => 8369
    "titulo" => "OS JOGOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Tendo em vista que quanto mais o aluno tem o prazer de realizar as atividades mais a aprendizagem se transforma em uma aprendizagem significativa, podemos dizer que praticar os jogos pedagógicos e ter clareza dos conhecimentos prévios dos alunos pode ser uma estratégia para que tenham cada vez mais prazer e motivação durante o processo de alfabetização e letramento. Este artigo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso e teve como objetivo analisar a contribuição dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, levando em consideração a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que propõe a alfabetização e letramento até o 3° ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos relacionamos as observações e aplicações dos jogos pedagógicos realizadas em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Marabá/PA com as literaturas da área Piaget (1975) Tizuko Kishimoto (1994), Magda Soares (2020), dentre outros. Como resultados observamos que os jogos podem ser usados pela professora para explorar caminhos no âmbito da alfabetização e do letramento. Entretanto, percebemos que a prática pedagógica da professora em questão ainda prioriza mais o “passar o conteúdo”, deixando de lado as possibilidades e os caminhos que o lúdico traz no processo de alfabetização e letramento das crianças nessa fase de aprendizagem. Afirmamos também a importância crucial da ressignificação do contexto das aulas através dos jogos pedagógicos, dado o aumento do interesse das crianças para os jogos pedagógicos apresentados, visto que cada vez mais elas estão imersas no mundo digital e distanciam-se dos jogos pedagógicos que trabalham o raciocínio lógico com caráter significativo para a alfabetização e letramento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8369_TB2194_10122023212904.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILANE MAYRA NONGUEIRA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "MAYRA ROCHA"
    "autor_email" => "leilanemayran@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tendo em vista que quanto mais o aluno tem o prazer de realizar as atividades mais a aprendizagem se transforma em uma aprendizagem significativa, podemos dizer que praticar os jogos pedagógicos e ter clareza dos conhecimentos prévios dos alunos pode ser uma estratégia para que tenham cada vez mais prazer e motivação durante o processo de alfabetização e letramento. Este artigo é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso e teve como objetivo analisar a contribuição dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, levando em consideração a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), que propõe a alfabetização e letramento até o 3° ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos relacionamos as observações e aplicações dos jogos pedagógicos realizadas em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Marabá/PA com as literaturas da área Piaget (1975) Tizuko Kishimoto (1994), Magda Soares (2020), dentre outros. Como resultados observamos que os jogos podem ser usados pela professora para explorar caminhos no âmbito da alfabetização e do letramento. Entretanto, percebemos que a prática pedagógica da professora em questão ainda prioriza mais o “passar o conteúdo”, deixando de lado as possibilidades e os caminhos que o lúdico traz no processo de alfabetização e letramento das crianças nessa fase de aprendizagem. Afirmamos também a importância crucial da ressignificação do contexto das aulas através dos jogos pedagógicos, dado o aumento do interesse das crianças para os jogos pedagógicos apresentados, visto que cada vez mais elas estão imersas no mundo digital e distanciam-se dos jogos pedagógicos que trabalham o raciocínio lógico com caráter significativo para a alfabetização e letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.