Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO ESTUDO DOS NEMATÓDEOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DE LIVROS DIDÁTICOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho trata de uma análise de livros didáticos de Biologia, especificamente em relação à abordagem ao Filo Nematoda, como proposta da disciplina de Zoologia dos Invertebrados I (semestre 2022.2), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, unidade interiorana da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O objetivo foi compreender como a zoologia dos Nematoda é apresentada em livros didáticos de Ensino Médio, destacadamente em relação à atenção ao estudo desses seres para a profilaxia sistemática das suas formas parasitárias. Para tanto, utilizou-se o livro referencial-base estudado nas aulas da disciplina em questão, “Princípios Integrados de Zoologia” (Hickman et al, 2016). A pesquisa fundamentou-se também em Vasconcelos e Souto (2003), dentre outros autores. Tem caráter descritivo/exploratório e abordagem qualitativa. Foram escolhidos dois livros de Biologia, da editora Saraiva, para a realização desta análise: um publicado em 2013 (Livro A) e outro em 2015 (Livro B). Para análise foram estabelecidos critérios, sendo estes: Satisfatório, Parcialmente satisfatório, Insatisfatório; os quais refletiam o grau de observância às temáticas específicas elencadas, como: morfologia, fisiologia, importância ecológica e médica dos nematelmintos, bem como se o livro didático analisado continha ilustrações/esquematizações que facilitassem a apreensão dos conteúdos pelos alunos. O resultado da análise, quanto às dez temáticas específicas consideradas, revela que o livro B apresenta 7 critérios insuficientes e 3 parciais, enquanto que o livro A apresenta apenas 2 critérios insuficientes, 6 parciais e 2 suficientes. Desta forma, depreende-se que os livros em questão, de modo geral, encontram-se distantes do conceito satisfatório em relação aos pontos elencados como objetos de avaliação. Diante dos resultados encontrados, pode-se advogar maior atenção ao conteúdo discutido, dada sua importância formativa e dimensão extracurricular, a qual abrange uma discussão essencial que remete à saúde individual e coletiva dos estudantes.

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