A Educação Infantil, é a primeira etapa da educação básica, caracterizada como uma etapa fundamental para o crescimento do indivíduo, apresentando a interação social e a ludicidade como eixos que direcionam as práticas pedagógicas, englobando assim a aquisição de competências importantes para o desenvolvimento integral e para a ampliação de habilidades psicomotoras. Observa-se então a relevância da psicomotricidade, ciência responsável por analisar aspectos cognitivos, afetivos e motores do sujeito em suas interações sociais, o que conduz o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Diante do exposto, o projeto de extensão nomeado como Movimento brincante: uma experiência na Educação Infantil, associado ao departamento de psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou suas atividades em agosto de 2022, com ações direcionadas a estudantes de cursos de pedagogia e profissionais da Educação Infantil. Dito isto, o objetivo do trabalho é apresentar as ações ofertadas pelo projeto de extensão, entre elas a elaboração de oficinas que demonstrem os benefícios da psicomotricidade para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo também o processo de formação do público-alvo. Como instrumento utilizou-se um questionário aplicado aos participantes, visando avaliar o conhecimento acerca da inserção da educação psicomotora no âmbito educacional. Posterior ao término do encontro e análise das devolutivas dos contemplados, verificou-se que é indiscutível a importância do estudo e da aplicação de condutas que considerem as vivências psicomotoras, demonstrando aos profissionais experiências lúdicas para serem realizadas no contexto escolar, ampliando as práticas que favorecem o desenvolvimento psicomotor e terão repercussão no desenvolvimento integral das crianças.