A EDUCAÇÃO POR PERSPECTIVAS DIVERSAS: NOVOS ÂNGULOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99975 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7019 "inscrito_id" => 10315 "titulo" => "A EDUCAÇÃO POR PERSPECTIVAS DIVERSAS: NOVOS ÂNGULOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Pensar a formação de professores é pensar diversos aspectos que nos tornam professores e que impactam em nossa formação, em nossa identidade. Refletir sobre as diferentes formas de aprendizagem, sobre o estudo e ainda sobre o direito à educação, são caminhos que encontramos para pensar a formação de professores através de perspectivas diversificadas. Essas reflexões são fruto de anos de estudo e análise que culminaram em artigos e em Trabalho de Conclusão de Curso, sendo evoluídas paulatinamente por meio de novas experiências. Para isso, fundamentamos nossas reflexões na perspectiva de Freire (2019), Gadotti (2012), Ronca (1994), Ribeiro (2003), Silva e Guimarães (2019), entre outros, nos questionando como conceitos como os de Metacognição e Aprendizagem Significativa podem influenciar no processo de aprendizagem dos estudante, assim como fazer uso da arte como uma estratégia de estudo e ensino no curso de graduação. Da mesma maneira, pudemos observar que o uso de estratégias diversificadas permite também que se explorem debates pouco aprofundados na graduação, como o direito à educação verdadeiramente de qualidade. Portanto, compreendemos que pensar a formação de professores, enquanto futuras professoras, nos permite um movimento de autoanálise, olhando para nossa atuação e nossos conhecimentos, estes podendo ser ampliados; e possibilitando uma alteração na nossa forma de pensar e atuar enquanto docentes, visto que, para que possamos ensinar, é preciso que saibamos como aprender também." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10315_TB7019_04102023193722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA DA SILVA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "karinafigueiredo.uni@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99975 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7019 "inscrito_id" => 10315 "titulo" => "A EDUCAÇÃO POR PERSPECTIVAS DIVERSAS: NOVOS ÂNGULOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Pensar a formação de professores é pensar diversos aspectos que nos tornam professores e que impactam em nossa formação, em nossa identidade. Refletir sobre as diferentes formas de aprendizagem, sobre o estudo e ainda sobre o direito à educação, são caminhos que encontramos para pensar a formação de professores através de perspectivas diversificadas. Essas reflexões são fruto de anos de estudo e análise que culminaram em artigos e em Trabalho de Conclusão de Curso, sendo evoluídas paulatinamente por meio de novas experiências. Para isso, fundamentamos nossas reflexões na perspectiva de Freire (2019), Gadotti (2012), Ronca (1994), Ribeiro (2003), Silva e Guimarães (2019), entre outros, nos questionando como conceitos como os de Metacognição e Aprendizagem Significativa podem influenciar no processo de aprendizagem dos estudante, assim como fazer uso da arte como uma estratégia de estudo e ensino no curso de graduação. Da mesma maneira, pudemos observar que o uso de estratégias diversificadas permite também que se explorem debates pouco aprofundados na graduação, como o direito à educação verdadeiramente de qualidade. Portanto, compreendemos que pensar a formação de professores, enquanto futuras professoras, nos permite um movimento de autoanálise, olhando para nossa atuação e nossos conhecimentos, estes podendo ser ampliados; e possibilitando uma alteração na nossa forma de pensar e atuar enquanto docentes, visto que, para que possamos ensinar, é preciso que saibamos como aprender também." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10315_TB7019_04102023193722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINA DA SILVA FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "KARINA" "autor_email" => "karinafigueiredo.uni@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }