Pensar a formação de professores é pensar diversos aspectos que nos tornam professores e que impactam em nossa formação, em nossa identidade. Refletir sobre as diferentes formas de aprendizagem, sobre o estudo e ainda sobre o direito à educação, são caminhos que encontramos para pensar a formação de professores através de perspectivas diversificadas. Essas reflexões são fruto de anos de estudo e análise que culminaram em artigos e em Trabalho de Conclusão de Curso, sendo evoluídas paulatinamente por meio de novas experiências. Para isso, fundamentamos nossas reflexões na perspectiva de Freire (2019), Gadotti (2012), Ronca (1994), Ribeiro (2003), Silva e Guimarães (2019), entre outros, nos questionando como conceitos como os de Metacognição e Aprendizagem Significativa podem influenciar no processo de aprendizagem dos estudante, assim como fazer uso da arte como uma estratégia de estudo e ensino no curso de graduação. Da mesma maneira, pudemos observar que o uso de estratégias diversificadas permite também que se explorem debates pouco aprofundados na graduação, como o direito à educação verdadeiramente de qualidade. Portanto, compreendemos que pensar a formação de professores, enquanto futuras professoras, nos permite um movimento de autoanálise, olhando para nossa atuação e nossos conhecimentos, estes podendo ser ampliados; e possibilitando uma alteração na nossa forma de pensar e atuar enquanto docentes, visto que, para que possamos ensinar, é preciso que saibamos como aprender também.