O artigo apresenta uma breve discussão acerca da iniciação Científica no Brasil, com um olhar para o Sistema Colégio Militar do Brasil – SCMB, expondo aspectos relevantes na formação dos estudantes desse sistema, assim com principais diretrizes para a realização de práticas curriculares que tenham a proposição para a realização de práticas curriculares que tenham a proposição de desenvolver a educação científica em especial no Colégio Militar do Recife – CMR. Discutimos ainda sobre os principais documentos oficiais norteadores da Educação Brasileira que versam sobre a temática em questão. Nos resultados, apresentamos a experiência de iniciação científica no Colégio Militar do Recife – CMR, o qual desenvolve em seu currículo, ações de pesquisa científica com todos os seus estudantes sendo apresentados alguns relatos dos envolvidos no processo educativo, e também as etapas de todo processo de elaboração da proposta. Nortearam nosso trabalho, os autores MASSI, QUEIROZ (2010, 2015), BRASIL (2001, 2009, 2018), ARRUDA (2007), HECK et al (2012), COSTA e ZOMPERO (2015).