Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ABORDAGEM DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98575
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5182
    "inscrito_id" => 7077
    "titulo" => "SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ABORDAGEM DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA"
    "resumo" => "Diversas estratégias de ensino foram desenvolvidas e outras foram aprimoradas para atender às demandas de uma sociedade que se transforma cada vez mais rápido. As ciências agrárias são uma das áreas de conhecimento que vêm se transformando nesse sentido, destacando-se a Agronomia por compreender áreas que assumem um caráter transdisciplinar muito dinâmicas. Abranger esses aspectos nas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem tem sido um desafio. A simulação realística é uma abordagem que permite ao estudante vivenciar condições ideais e aplicar os conhecimentos, proporcionando uma reflexão sobre seus próprios erros na execução da simulação. Este trabalho objetivou descrever a adoção da simulação realística na graduação em agronomia em instituição privada em João Pessoa-PB. As Faculdades Nova Esperança dispõem de ambiente para a simulação realística em todos dos cursos, incluindo agronomia. A simulação divide-se em três etapas: a aplicação da prova, onde o estudante faz um rodízio em estações que traduzem a realidade profissional nas ações que ele deverá desempenhar. Foram preparadas 05 estações com situações reais, com duração média de 5 minutos para análise e resposta; a avaliação que ocorreu com um especialista docente que acompanhou o desempenho do estudante por meio de uma ficha estruturada para emitir o conceito; e a última etapa consiste no feedback em um auditório com explanação dos casos abordados nas estações. A simulação foi aplicada para as turmas pré-concluintes e concluintes. A simulação permitiu aferir o conhecimento absorvido pelos discentes, de forma integrada com outros componentes curriculares, como realmente acontece nas problemáticas abordadas. Além de conhecimento técnico, é possível avaliar habilidades comportamentais do discente. O desafio para os próximos semestres será realizar a simulação na Fazenda Escola. Na fase final da simulação, os estudantes apontaram a importância de se resgatar conhecimento de vários componentes do curso para solucionar os casos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7077_TB5182_21062023172912.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO LIMA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DANTAS"
    "autor_email" => "renatodantas@facene.com.b"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA (FACENE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98575
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5182
    "inscrito_id" => 7077
    "titulo" => "SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ABORDAGEM DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA"
    "resumo" => "Diversas estratégias de ensino foram desenvolvidas e outras foram aprimoradas para atender às demandas de uma sociedade que se transforma cada vez mais rápido. As ciências agrárias são uma das áreas de conhecimento que vêm se transformando nesse sentido, destacando-se a Agronomia por compreender áreas que assumem um caráter transdisciplinar muito dinâmicas. Abranger esses aspectos nas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem tem sido um desafio. A simulação realística é uma abordagem que permite ao estudante vivenciar condições ideais e aplicar os conhecimentos, proporcionando uma reflexão sobre seus próprios erros na execução da simulação. Este trabalho objetivou descrever a adoção da simulação realística na graduação em agronomia em instituição privada em João Pessoa-PB. As Faculdades Nova Esperança dispõem de ambiente para a simulação realística em todos dos cursos, incluindo agronomia. A simulação divide-se em três etapas: a aplicação da prova, onde o estudante faz um rodízio em estações que traduzem a realidade profissional nas ações que ele deverá desempenhar. Foram preparadas 05 estações com situações reais, com duração média de 5 minutos para análise e resposta; a avaliação que ocorreu com um especialista docente que acompanhou o desempenho do estudante por meio de uma ficha estruturada para emitir o conceito; e a última etapa consiste no feedback em um auditório com explanação dos casos abordados nas estações. A simulação foi aplicada para as turmas pré-concluintes e concluintes. A simulação permitiu aferir o conhecimento absorvido pelos discentes, de forma integrada com outros componentes curriculares, como realmente acontece nas problemáticas abordadas. Além de conhecimento técnico, é possível avaliar habilidades comportamentais do discente. O desafio para os próximos semestres será realizar a simulação na Fazenda Escola. Na fase final da simulação, os estudantes apontaram a importância de se resgatar conhecimento de vários componentes do curso para solucionar os casos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7077_TB5182_21062023172912.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO LIMA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "RENATO DANTAS"
    "autor_email" => "renatodantas@facene.com.b"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA (FACENE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diversas estratégias de ensino foram desenvolvidas e outras foram aprimoradas para atender às demandas de uma sociedade que se transforma cada vez mais rápido. As ciências agrárias são uma das áreas de conhecimento que vêm se transformando nesse sentido, destacando-se a Agronomia por compreender áreas que assumem um caráter transdisciplinar muito dinâmicas. Abranger esses aspectos nas práticas de ensino e avaliação da aprendizagem tem sido um desafio. A simulação realística é uma abordagem que permite ao estudante vivenciar condições ideais e aplicar os conhecimentos, proporcionando uma reflexão sobre seus próprios erros na execução da simulação. Este trabalho objetivou descrever a adoção da simulação realística na graduação em agronomia em instituição privada em João Pessoa-PB. As Faculdades Nova Esperança dispõem de ambiente para a simulação realística em todos dos cursos, incluindo agronomia. A simulação divide-se em três etapas: a aplicação da prova, onde o estudante faz um rodízio em estações que traduzem a realidade profissional nas ações que ele deverá desempenhar. Foram preparadas 05 estações com situações reais, com duração média de 5 minutos para análise e resposta; a avaliação que ocorreu com um especialista docente que acompanhou o desempenho do estudante por meio de uma ficha estruturada para emitir o conceito; e a última etapa consiste no feedback em um auditório com explanação dos casos abordados nas estações. A simulação foi aplicada para as turmas pré-concluintes e concluintes. A simulação permitiu aferir o conhecimento absorvido pelos discentes, de forma integrada com outros componentes curriculares, como realmente acontece nas problemáticas abordadas. Além de conhecimento técnico, é possível avaliar habilidades comportamentais do discente. O desafio para os próximos semestres será realizar a simulação na Fazenda Escola. Na fase final da simulação, os estudantes apontaram a importância de se resgatar conhecimento de vários componentes do curso para solucionar os casos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.