Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NAS ESCOLAS PARA INCENTIVO À CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS JOVENS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Microbiologia deixou de ser um tópico limitado às universidades para ser um assunto relacionado às questões básicas de cidadania, envolvendo cada vez mais hábitos rotineiros das pessoas no mundo inteiro, desde a higiene e cuidados pessoais a questões ambientais e biotecnológicas. Todo cidadão deve ser alfabetizado cientificamente, não precisando para tanto ser cientista, mas precisam possuir um conjunto de conhecimentos gerais que os tornem capazes de compreender, refletir e se posicionar sobre problemas cotidianos. Um indivíduo só pode atuar plenamente como cidadão após passar por esse processo de alfabetização. Neste sentido, os decretos nº 6286/2007 do Programa Saúde nas Escolas (PSE) e a Lei no 5.692/71 asseguram que temas voltados para promoção da saúde sejam ministrados no ambiente escolar, e estabelecem a inclusão formal do tema saúde, de forma contínua nos currículos de ensino. Desta forma, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orientam para que a abordagem da temática saúde seja contemplada como habilidades e aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos componentes curriculares. O EduCAV foi um projeto de extensão que atendeu ao princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, unindo forças entre a educação básica e o ensino superior, e por meio da parceria e trocas de conhecimentos entre graduandos e estudantes do ensino médio obtivemos como resultado a elaboração e publicação de e-books contendo artigos científicos sobre várias temáticas microbiológicas construídos sobre a autoria dos estudantes em meio ao incentivo da iniciação científica no ano de 2021, publicados em 2022 e divulgados gratuitamente. A vivência foi muito rica tanto para os graduandos orientadores como para os estudantes escritores que por meio da investigação científica até hoje possuem conhecimentos e incentivo nos campos da ciência que optaram após o ensino médio.

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