O presente artigo tem como objetivo ampliar a discussão no que se refere ao anacronismo dos projetos pedagógicos de curso (PPC) e o seu impacto para formação dos pedagogos(as), evidenciando a contemporaneidade do curso de pedagogia e identificar as contradições existentes nas atuais legislações educacionais voltadas para a formação docente. Foi objeto de estudo os Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará e da Universidade do Estado do Pará, bem como documentos oficiais que norteiam a legislação educacional. A pesquisa foi desenvolvida sob análise documental de caráter qualitativo, com abrangência de 1999 à 2022, utilizando-se do referencial teórico Laval 2019, Gatti 2014, Lombardi 2012, Saviani 1978, Freire 1997. Tem-se como principais resultados que, atualmente o lócus de formação docente para educação infantil, fundamental I e II, EJAI, encontra-se no curso de pedagogia, demonstrando assim a importância de este manter-se a par das diversas alterações pedagógicas contemporâneas. Evidenciou-se a existência de contradições teórica e a prática nos PPCs, reforçando o anacronismo pedagógico que compromete a formação docente voltada para a autonomia, emancipação e desenvolvimento sociopolítico do profissional docente. Concluindo que, para além de um PPC atualizado de acordo com as legislações, existe uma necessidade de formação voltada para a construção social do pedagogo(as), que supere as contradições entre as teorias e as práticas apresentadas.