O objetivo deste estudo é destacar e relacionar abordagens metodológicas no ensino e aprendizagem de matemática por meio de experiências lúdicas, visando promover uma educação mais envolvente e eficaz. A ludicidade, nesse contexto, é considerada uma estratégia de aprendizagem que contrasta com atividades automáticas, mecânicas, repetitivas e descontextualizadas. O estudo foi realizado na Escola Municipal João dos Santos Braga, uma instituição de ensino público localizada em Manaus/AM, e contou com a participação de uma professora que leciona para uma turma do 4º ano. Metodologicamente, empregou-se uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário para caracterizar a escola e a professora, bem como observações em sala de aula e entrevistas estruturadas como instrumentos de coleta de dados. A ludicidade emerge como um caminho metodológico alternativo para impulsionar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, promover a cooperação, a criatividade, a autonomia e a organização, transformando o ensino de matemática em situações de aprendizagem únicas, atrativas, alegres e prazerosas. As reflexões e práticas apresentadas neste estudo demonstram que as atividades diferenciadas e lúdicas permitem a construção do conhecimento de forma concreta, significativa e interessante. Observou-se que as abordagens metodológicas lúdicas no ensino e aprendizagem de matemática promovem significativamente o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, despertando neles um encantamento pela disciplina. Esses resultados indicam a importância de se adotar práticas pedagógicas que valorizem a ludicidade como estratégia de ensino, contribuindo para uma educação mais motivadora e efetiva.