A perspectiva de iniciação de discentes surdos(as) egressos(as) no ensino superior propõe de forma objetiva e direta, uma proposta voltada para inclusão e acessibilidade desses(as) sujeitos(as) nos espaços acadêmicos, efetivando a propagação da acessibilidade legitimada através de leis que garantam a participação dessa comunidade e uso de seus diretos educacionais no ensino universitário. Portanto, essa pesquisa vem refletir sobre as dificuldades que a comunidade surda enfrenta na tentativa de se inserir em cursos de nível superior, bem como destacar as possibilidades que são propostas através de documentos oficiais para que o direito de inclusão do(a) cidadão(a) surdo(a) não seja invalidado dentro das universidades. Como subsídios para a execução desse trabalho, utilizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo com levantamento de informações através do banco de dados especializados em publicações de trabalhos acadêmicos com coleta de dados através de termos como: inclusão de surdos(a), surdos(a) no ensino superior, acessibilidade educacional de surdos(a), entre outros termos similares à temática em voga para discussão da pesquisa, havendo também uma busca na literatura de principais autores(as) que versam sobre o tema. Como uma discussão de cunho necessário, a inclusão de estudantes surdos(as) no campo universitário traz, por vezes, algumas inquietações, pois será necessário repensar as reflexões que tratem desse assunto de uma forma humanitária, uma vez que se trata de incluir um(a) sujeito(a) dotado(a) de culturas diferentes em que os centros acadêmicos, de alguma forma, ainda não estão preparados para garantir o que legisla as normativas de acessibilidade educacional desses sujeitos(as).