A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7000 "inscrito_id" => 8019 "titulo" => "A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Observando o cenário da cultura afro-brasileira e indígena nos livros didáticos, notamos a importância de expressar como essas culturas estão sendo passadas nos livros, tendo em vista, que ao pesquisar nota-se uma desvantagem em comparação a outras culturas mostradas, diante disso, verifica-se a falta de dados e fatos que realmente aconteceram na época. A presente reflexão mostra os primeiros resultados de um projeto de pesquisa em andamento, que tem como tese enfatizar a importância das culturas afro-brasileira e indígena presente nos livros didáticos. Este estudo tem como objetivo investigar como a temática étnico-racial está sendo abordada no livro didático de história do 4º ano do Ensino Fundamental.\u{A0}Partindo das leis n. 10.639/2003, n. 11.645/2008 que instituíram o estudo obrigatório da temática africana, afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata das competências, objetos de estudo e habilidades que devem ser desenvolvidas nas diversas etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, a presente pesquisa questiona: será que as normativas citadas garantem que a temática em questão seja trabalhada em sala de aula? Como a diversidade étnico-racial é abordada na BNCC e no livro didático. A metodologia está sendo desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. Entendendo-se o livro didático estudado como documento histórico que reflete a necessidade do período em que foi editado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8019_TB7000_10122023194827.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HOZANA BARROS NEVES" "autor_nome_curto" => "HOZANA" "autor_email" => "hozana.neves@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99958 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7000 "inscrito_id" => 8019 "titulo" => "A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA" "resumo" => "Observando o cenário da cultura afro-brasileira e indígena nos livros didáticos, notamos a importância de expressar como essas culturas estão sendo passadas nos livros, tendo em vista, que ao pesquisar nota-se uma desvantagem em comparação a outras culturas mostradas, diante disso, verifica-se a falta de dados e fatos que realmente aconteceram na época. A presente reflexão mostra os primeiros resultados de um projeto de pesquisa em andamento, que tem como tese enfatizar a importância das culturas afro-brasileira e indígena presente nos livros didáticos. Este estudo tem como objetivo investigar como a temática étnico-racial está sendo abordada no livro didático de história do 4º ano do Ensino Fundamental.\u{A0}Partindo das leis n. 10.639/2003, n. 11.645/2008 que instituíram o estudo obrigatório da temática africana, afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata das competências, objetos de estudo e habilidades que devem ser desenvolvidas nas diversas etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, a presente pesquisa questiona: será que as normativas citadas garantem que a temática em questão seja trabalhada em sala de aula? Como a diversidade étnico-racial é abordada na BNCC e no livro didático. A metodologia está sendo desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. Entendendo-se o livro didático estudado como documento histórico que reflete a necessidade do período em que foi editado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8019_TB7000_10122023194827.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HOZANA BARROS NEVES" "autor_nome_curto" => "HOZANA" "autor_email" => "hozana.neves@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }