Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99958
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7000
    "inscrito_id" => 8019
    "titulo" => "A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Observando o cenário da cultura afro-brasileira e indígena nos livros didáticos, notamos a importância de expressar como essas culturas estão sendo passadas nos livros, tendo em vista, que ao pesquisar nota-se uma desvantagem em comparação a outras culturas mostradas, diante disso, verifica-se a falta de dados e fatos que realmente aconteceram na época. A presente reflexão mostra os primeiros resultados de um projeto de pesquisa em andamento, que tem como tese enfatizar a importância das culturas afro-brasileira e indígena presente nos livros didáticos. Este estudo tem como objetivo investigar como a temática étnico-racial está sendo abordada no livro didático de história do 4º ano do Ensino Fundamental.\u{A0}Partindo das leis n. 10.639/2003, n. 11.645/2008 que instituíram o estudo obrigatório da temática africana, afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata das competências, objetos de estudo e habilidades que devem ser desenvolvidas nas diversas etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, a presente pesquisa questiona: será que as normativas citadas garantem que a temática em questão seja trabalhada em sala de aula? Como a diversidade étnico-racial é abordada na BNCC e no livro didático. A metodologia está sendo desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. Entendendo-se o livro didático estudado como documento histórico que reflete a necessidade do período em que foi editado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8019_TB7000_10122023194827.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HOZANA BARROS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "HOZANA"
    "autor_email" => "hozana.neves@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99958
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7000
    "inscrito_id" => 8019
    "titulo" => "A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Observando o cenário da cultura afro-brasileira e indígena nos livros didáticos, notamos a importância de expressar como essas culturas estão sendo passadas nos livros, tendo em vista, que ao pesquisar nota-se uma desvantagem em comparação a outras culturas mostradas, diante disso, verifica-se a falta de dados e fatos que realmente aconteceram na época. A presente reflexão mostra os primeiros resultados de um projeto de pesquisa em andamento, que tem como tese enfatizar a importância das culturas afro-brasileira e indígena presente nos livros didáticos. Este estudo tem como objetivo investigar como a temática étnico-racial está sendo abordada no livro didático de história do 4º ano do Ensino Fundamental.\u{A0}Partindo das leis n. 10.639/2003, n. 11.645/2008 que instituíram o estudo obrigatório da temática africana, afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata das competências, objetos de estudo e habilidades que devem ser desenvolvidas nas diversas etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, a presente pesquisa questiona: será que as normativas citadas garantem que a temática em questão seja trabalhada em sala de aula? Como a diversidade étnico-racial é abordada na BNCC e no livro didático. A metodologia está sendo desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. Entendendo-se o livro didático estudado como documento histórico que reflete a necessidade do período em que foi editado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8019_TB7000_10122023194827.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HOZANA BARROS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "HOZANA"
    "autor_email" => "hozana.neves@aluno.uepb.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Observando o cenário da cultura afro-brasileira e indígena nos livros didáticos, notamos a importância de expressar como essas culturas estão sendo passadas nos livros, tendo em vista, que ao pesquisar nota-se uma desvantagem em comparação a outras culturas mostradas, diante disso, verifica-se a falta de dados e fatos que realmente aconteceram na época. A presente reflexão mostra os primeiros resultados de um projeto de pesquisa em andamento, que tem como tese enfatizar a importância das culturas afro-brasileira e indígena presente nos livros didáticos. Este estudo tem como objetivo investigar como a temática étnico-racial está sendo abordada no livro didático de história do 4º ano do Ensino Fundamental. Partindo das leis n. 10.639/2003, n. 11.645/2008 que instituíram o estudo obrigatório da temática africana, afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata das competências, objetos de estudo e habilidades que devem ser desenvolvidas nas diversas etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, a presente pesquisa questiona: será que as normativas citadas garantem que a temática em questão seja trabalhada em sala de aula? Como a diversidade étnico-racial é abordada na BNCC e no livro didático. A metodologia está sendo desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. Entendendo-se o livro didático estudado como documento histórico que reflete a necessidade do período em que foi editado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.