Observando o cenário da cultura afro-brasileira e indígena nos livros didáticos, notamos a importância de expressar como essas culturas estão sendo passadas nos livros, tendo em vista, que ao pesquisar nota-se uma desvantagem em comparação a outras culturas mostradas, diante disso, verifica-se a falta de dados e fatos que realmente aconteceram na época. A presente reflexão mostra os primeiros resultados de um projeto de pesquisa em andamento, que tem como tese enfatizar a importância das culturas afro-brasileira e indígena presente nos livros didáticos. Este estudo tem como objetivo investigar como a temática étnico-racial está sendo abordada no livro didático de história do 4º ano do Ensino Fundamental. Partindo das leis n. 10.639/2003, n. 11.645/2008 que instituíram o estudo obrigatório da temática africana, afro-brasileira e indígena nos currículos do Ensino Fundamental e Médio com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que trata das competências, objetos de estudo e habilidades que devem ser desenvolvidas nas diversas etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, a presente pesquisa questiona: será que as normativas citadas garantem que a temática em questão seja trabalhada em sala de aula? Como a diversidade étnico-racial é abordada na BNCC e no livro didático. A metodologia está sendo desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. Entendendo-se o livro didático estudado como documento histórico que reflete a necessidade do período em que foi editado.