O presente trabalho pretende discutir acerca da prática docente, a partir da perspectiva da educação inclusiva, situado num relato de experiência na rede pública no município de João Pessoa-PB. Objetiva, apresentar as vivências, sobretudo nas ações exitosas, e nos desafios encontrados. Pensando assim, é necessário o diálogo sobre a temática da especial e inclusiva acerca da formação docente. O trabalho refere-se a um relato de experiência vivenciado no período do ano letivo de 2022, em uma sala de aula regular dos anos iniciais do ensino fundamental. O fazer educativo está referenciado conforme os estudos dos autores: BRASIL(1996); LIB NEO (1998); MANTOAN (2005); MEDEIROS (2009); OLIVEIRA (2009); MASSARO; FARIAS (2020). Foi observado que mesmo em meio a tantos desafios, para que haja práticas exitosas no processo de ensino aprendizagem no âmbito da educação especial, não basta apenas que o aluno com deficiência esteja apenas matriculado e inserido em sala de aula regular, é necessário que seja ofertada condições eficazes para a permanência, participação, e desenvolvimento da aprendizagem. Vale salientar a importância da relação professor(a) da sala de recursos e professor(a) de sala regular, para que assim construam boas ideias, que favoreçam os alunos. Diante do exposto, além do mais, é necessário que haja um olhar atencioso no que se diz respeito a formação dos professores, que seja investido tempo, dedicação, planejamento e recursos para se pensar na oferta de mais disciplinas que tratam a educação inclusiva, nos currículos das instituições de nível superior no nordeste, e por que não, usar da ousadia e pensar além, projetar um curso superior em educação inclusiva? Não apenas deixar essa demanda para os cursos de formação continuada.