Obstante a oferta de recursos didáticos no mercado nacional ou distribuídos pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, conteúdos escolares, principalmente do ensino médio, padecem com a indisponibilidade de material de apoio às atividades de ensino para alunos com deficiência visual. Essa lacuna constitui barreira para o aprendizado e manutenção na escola desses alunos, por vezes recaindo nos professores a responsabilidade de adoção de estratégias e de materiais para atenderem ao currículo escolar. Entre as atividades mais dificultosas e laboriosas para o ensino de alunos cegos, estão aquelas que se referem ao ensino de conteúdos com incidência de imagens, fórmulas, gráficos e figuras, como no caso do ensino de eletricidade e circuitos elétricos. O objetivo deste trabalho é discutir a utilidade do uso de material tátil enquanto tecnologia de auxílio à prática docente no processo de ensino de eletricidade para estudantes com deficiência visual a partir de recurso desenvolvido com impressão 3D e aplicação do braile, validado por alunos cegos e docentes de escola pública do ensino médio. Ao longo do trabalho descreve-se a verbalização dos usuários sobre o uso desse recurso e a potencialização do processo de ensino-aprendizagem, a partir das dimensões de significância tátil, compreensão do conteúdo curricular percebido pelo tato, bem como o grau de sua usabilidade por alunos e professores. As verbalizações dos alunos e professores apontam para a importância de recursos desse tipo enquanto tecnologia intermediária para a potencialização da apreensão de conhecimento e compreensão do conteúdo curricular por parte de alunos cegos. Também se aponta para perceptível facilitação da intermediação professor-aluno e da prática de ensino do conteúdo de eletricidade e circuitos elétricos também estimulando a inclusão inversa na sala de aula. Este estudo é financiado pelo CNPq e possui CAAE n. 65068622.2.0000.5504.