O presente estudo busca compreender como se firmou o direito à educação brasileira durante o contexto pandêmico e as formas encontradas para manter os alunos dentro do processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental anos finais na cidade de Massaranduba-PB, a pesquisa tem o recorte temporal entre os anos de 2020 e 2022. A metodologia utilizada foi um estudo documental, que tem como base a análise dos documentos orientadores da educação brasileira e seus efeitos na sociedade. A abordagem epistemológica é inspirada na perspectiva da História Cultural, buscando teoricamente, nos embasar em Freire, o patrono da educação com o conceito de Educação em “Educação como prática de liberdade” (1967), Noiret com a “História Pública Digital” (2015) e Fançois Hartog, em sua obra “Regimes de Historicidade: presentismo e a experiência do tempo” (2014). Como resultados alertamos sobre os dados do municipio que foram afetados significativamente em taxas de evasão, inclusive ressaltamos a possibilidades dos dados apresentarem uma maquiagem e dessa forma, a realidade pode ser ainda mais cruel com os estudantes excluídos durante esse processo de ensino. Entedemos esse caso como uma amostra dentre outros municipios brasileiros e além disso, consideramos que o trabalho dessa investigação se faz necessario dentro da história da educação para que assim possamos incentivar investimentos e politicas públicas para uma educação de qualidade.