Este trabalho apresenta uma discussão acerca da ocorrência de práticas de leituras literárias nas turmas de 2020 do curso de Licenciatura em Letras Português que integra a UAB do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, campus Palmeira dos Índios, atual 7° período. Diante disso, buscou-se analisar a apropriação leitora dos licenciandos durante o processo de formação docente no ensino ead, visando a importância desse saber na integração do perfil leitor dos futuros professores de língua portuguesa e seu impacto no processo de ensino quando em exercício na educação básica. Como base teórica à exposição das ideias, foram utilizados os autores (CALVINO, 1993; COSSON, 2009; ISER, 1996; SILVA, 1997). Quanto à estrutura retórica, o texto encontra-se organizado em duas seções, assim delineadas: a primeira traz observações sobre como funciona o curso de Letras dentro da UAB IFAL. A segunda, uma explanação sobre os conceitos de leitura, leitura literária e como estas influenciam na formação dos graduandos. O estudo serviu para sinalizar que a prática de leitura literária dentro do curso de Letras nesta modalidade de ensino de formação de professores constitui índice insatisfatório, exigindo dos licenciandos uma postura autônoma na busca do conhecimento de obras literárias que subsidiará sua atuação como formador após egresso do curso.