Trata-se de um artigo de debate teórico sobre as questões étnico-raciais no contexto da educação superior, que busca compreender como os professores em formação são capacitados para utilizar o currículo escolar a fim de direcionar seus alunos para a compreensão das questões ligadas às relações étnico-raciais. Como referencial teórico-metodológico foram utilizados artigos e leis que tratam da temática, sendo a Lei nº 9.394 o ponto central da reflexão acerca do combate ao racismo na educação, no embasamento teórico também fora citado os autores Deus (2012), Abreu (2021), Brito (2011) entre outros. A metodologia se pautou por meio de uma pesquisa qualitativa e, também, por uma pesquisa de campo e teve como recurso para a produção de dados: roteiro de entrevista para o docente participante da pesquisa e um questionário virtual respondido por 95 estudantes, ambos sujeitos da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará. Apresentamos os seguintes resultados: através do questionário se obteve uma estimativa sobre o conhecimento dos graduandos e quais suas perspectivas para suas futuras práticas pedagógicas. A entrevista roteirizada com o professor explanou a grande diferença entre o período em que era graduando e, como as questões raciais são pautadas atualmente enquanto docente da graduação e da pós-graduação, e com a criação das leis (cotas e diretrizes curriculares afro descendentes), proporcionam uma melhor compreensão acerca da temática racial dentro do ensino superior, para um contexto de práticas e vivências diante do ambiente universitário.