Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BINGO PERIÓDICO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA TRABALHAR A TABELA PERIÓDICA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96878
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2951
    "inscrito_id" => 12466
    "titulo" => "BINGO PERIÓDICO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA TRABALHAR A TABELA PERIÓDICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A ludicidade no processo de ensino tem papel importante no aprendizado em sala de aula, sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância de jogos no ensino de Química como ferramenta auxiliadora no ensino da tabela periódica. O trabalho com a tabela periódica foi desenvolvido com a elaboração e construção do jogo “Bingo Periódico” como atividade proposta pela disciplina de Seminário de orientação ao desenvolvimento de práticas educativas e formação docente III no Curso de Licenciatura em Química do IFRN, campus Apodi. O “Bingo Periódico” tem seu uso como revisão individual ou em dupla, sendo possível ser utilizado antes de uma atividade avaliativa para examinar a compreensão da temática estudada ou como forma de competição em torno do assunto junto a outros métodos de aprendizagem. Tem-se em vista que o exercício pedagógico recreativo pode ser de bom uso para docentes em exercício como dos em fase de formação e que necessitam de formas mais atrativas para a aplicação do assunto em questão. Por ser inspirado em um jogo conhecido, o que facilita o seu manuseio, foi utilizado a coloração original da tabela periódica usada para que os educandos tenham a facilidade para identificar os elementos não só por símbolo e número de átomos, mas também por cor. O jogo foi apresentado em uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Química após uma introdução sobre o tema estudado. Como resultado obtido, pudemos observar a aceitação e acolhida pelos licenciados, bem como a inserção do Bingo nos acervos individuais para futuras utilização no exercício do estágio supervisionado e programas como Pibid e Residência pedagógica e em suas práticas futuras como docente de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12466_TB2951_29092023192552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Jr."
    "autor_email" => "p.assis@escolar.ifrn.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96878
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2951
    "inscrito_id" => 12466
    "titulo" => "BINGO PERIÓDICO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA TRABALHAR A TABELA PERIÓDICA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A ludicidade no processo de ensino tem papel importante no aprendizado em sala de aula, sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância de jogos no ensino de Química como ferramenta auxiliadora no ensino da tabela periódica. O trabalho com a tabela periódica foi desenvolvido com a elaboração e construção do jogo “Bingo Periódico” como atividade proposta pela disciplina de Seminário de orientação ao desenvolvimento de práticas educativas e formação docente III no Curso de Licenciatura em Química do IFRN, campus Apodi. O “Bingo Periódico” tem seu uso como revisão individual ou em dupla, sendo possível ser utilizado antes de uma atividade avaliativa para examinar a compreensão da temática estudada ou como forma de competição em torno do assunto junto a outros métodos de aprendizagem. Tem-se em vista que o exercício pedagógico recreativo pode ser de bom uso para docentes em exercício como dos em fase de formação e que necessitam de formas mais atrativas para a aplicação do assunto em questão. Por ser inspirado em um jogo conhecido, o que facilita o seu manuseio, foi utilizado a coloração original da tabela periódica usada para que os educandos tenham a facilidade para identificar os elementos não só por símbolo e número de átomos, mas também por cor. O jogo foi apresentado em uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Química após uma introdução sobre o tema estudado. Como resultado obtido, pudemos observar a aceitação e acolhida pelos licenciados, bem como a inserção do Bingo nos acervos individuais para futuras utilização no exercício do estágio supervisionado e programas como Pibid e Residência pedagógica e em suas práticas futuras como docente de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID12466_TB2951_29092023192552.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco Jr."
    "autor_email" => "p.assis@escolar.ifrn.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A ludicidade no processo de ensino tem papel importante no aprendizado em sala de aula, sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância de jogos no ensino de Química como ferramenta auxiliadora no ensino da tabela periódica. O trabalho com a tabela periódica foi desenvolvido com a elaboração e construção do jogo “Bingo Periódico” como atividade proposta pela disciplina de Seminário de orientação ao desenvolvimento de práticas educativas e formação docente III no Curso de Licenciatura em Química do IFRN, campus Apodi. O “Bingo Periódico” tem seu uso como revisão individual ou em dupla, sendo possível ser utilizado antes de uma atividade avaliativa para examinar a compreensão da temática estudada ou como forma de competição em torno do assunto junto a outros métodos de aprendizagem. Tem-se em vista que o exercício pedagógico recreativo pode ser de bom uso para docentes em exercício como dos em fase de formação e que necessitam de formas mais atrativas para a aplicação do assunto em questão. Por ser inspirado em um jogo conhecido, o que facilita o seu manuseio, foi utilizado a coloração original da tabela periódica usada para que os educandos tenham a facilidade para identificar os elementos não só por símbolo e número de átomos, mas também por cor. O jogo foi apresentado em uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Química após uma introdução sobre o tema estudado. Como resultado obtido, pudemos observar a aceitação e acolhida pelos licenciados, bem como a inserção do Bingo nos acervos individuais para futuras utilização no exercício do estágio supervisionado e programas como Pibid e Residência pedagógica e em suas práticas futuras como docente de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.