A ludicidade no processo de ensino tem papel importante no aprendizado em sala de aula, sabendo disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância de jogos no ensino de Química como ferramenta auxiliadora no ensino da tabela periódica. O trabalho com a tabela periódica foi desenvolvido com a elaboração e construção do jogo “Bingo Periódico” como atividade proposta pela disciplina de Seminário de orientação ao desenvolvimento de práticas educativas e formação docente III no Curso de Licenciatura em Química do IFRN, campus Apodi. O “Bingo Periódico” tem seu uso como revisão individual ou em dupla, sendo possível ser utilizado antes de uma atividade avaliativa para examinar a compreensão da temática estudada ou como forma de competição em torno do assunto junto a outros métodos de aprendizagem. Tem-se em vista que o exercício pedagógico recreativo pode ser de bom uso para docentes em exercício como dos em fase de formação e que necessitam de formas mais atrativas para a aplicação do assunto em questão. Por ser inspirado em um jogo conhecido, o que facilita o seu manuseio, foi utilizado a coloração original da tabela periódica usada para que os educandos tenham a facilidade para identificar os elementos não só por símbolo e número de átomos, mas também por cor. O jogo foi apresentado em uma turma do terceiro período do curso de Licenciatura em Química após uma introdução sobre o tema estudado. Como resultado obtido, pudemos observar a aceitação e acolhida pelos licenciados, bem como a inserção do Bingo nos acervos individuais para futuras utilização no exercício do estágio supervisionado e programas como Pibid e Residência pedagógica e em suas práticas futuras como docente de Química.