CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO À FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97934 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4375 "inscrito_id" => 14609 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO À FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM FÍSICA" "resumo" => "Este trabalho trata de um relato de experiência da monitoria da disciplina de Estágio de Ensino de Física I do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, exercida no ano de 2022. A monitoria em questão tem como objetivo promover aprendizagem sobre a prática docente em Física, nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior, a partir de conhecimentos advindos do campo do Estágio Supervisionado. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado visa compartilhar as vivências da monitoria, incluindo a realização de uma pesquisa no Estágio. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da narrativa como via de favorecer a expressão de memórias e experiências vivenciadas. Em geral, a experiência como monitor de Estágio de Ensino de Física I na FECLI/UECE foi muito enriquecedora. Além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e fortalecer a dimensão didática da formação, essa iniciativa contribuiu para o aprendizado dos alunos quanto à superação de seus desafios durante a disciplina. A monitoria na disciplina de Estágio possibilitou auxiliar os(as) estagiários(as) a compreender a dinâmica do processo de construção da identidade docente no âmbito da formação de professores e subsidiar os estudantes na elaboração de planos de aula e na construção de relatórios. No caso particular dessa monitoria, foi possível realizar pesquisa com os estagiários sobre suas perspectivas em relação à vivência do primeiro estágio presencial após dois anos de ensino remoto. Esse conjunto de experiências vivenciadas foi importante como um incentivo à prática docente e reflexões em relação à formação inicial de professores. Tendo em vista a importância que a monitoria tem e como essa atividade formativa impacta na aprendizagem da docência, é fundamental a ampliação dessa iniciativas nas Universidades, no decorrer da formação dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a5b27d56c_19122023111618.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 11:16:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JANES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Janes" "autor_email" => "janes.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97934 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4375 "inscrito_id" => 14609 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO À FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM FÍSICA" "resumo" => "Este trabalho trata de um relato de experiência da monitoria da disciplina de Estágio de Ensino de Física I do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, exercida no ano de 2022. A monitoria em questão tem como objetivo promover aprendizagem sobre a prática docente em Física, nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior, a partir de conhecimentos advindos do campo do Estágio Supervisionado. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado visa compartilhar as vivências da monitoria, incluindo a realização de uma pesquisa no Estágio. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da narrativa como via de favorecer a expressão de memórias e experiências vivenciadas. Em geral, a experiência como monitor de Estágio de Ensino de Física I na FECLI/UECE foi muito enriquecedora. Além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e fortalecer a dimensão didática da formação, essa iniciativa contribuiu para o aprendizado dos alunos quanto à superação de seus desafios durante a disciplina. A monitoria na disciplina de Estágio possibilitou auxiliar os(as) estagiários(as) a compreender a dinâmica do processo de construção da identidade docente no âmbito da formação de professores e subsidiar os estudantes na elaboração de planos de aula e na construção de relatórios. No caso particular dessa monitoria, foi possível realizar pesquisa com os estagiários sobre suas perspectivas em relação à vivência do primeiro estágio presencial após dois anos de ensino remoto. Esse conjunto de experiências vivenciadas foi importante como um incentivo à prática docente e reflexões em relação à formação inicial de professores. Tendo em vista a importância que a monitoria tem e como essa atividade formativa impacta na aprendizagem da docência, é fundamental a ampliação dessa iniciativas nas Universidades, no decorrer da formação dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a5b27d56c_19122023111618.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 11:16:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JANES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Janes" "autor_email" => "janes.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }