Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO À FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4375
    "inscrito_id" => 14609
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO À FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata de um relato de experiência da monitoria da disciplina de Estágio de Ensino de Física I do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, exercida no ano de 2022. A monitoria em questão tem como objetivo promover aprendizagem sobre a prática docente em Física, nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior, a partir de conhecimentos advindos do campo do Estágio Supervisionado. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado visa compartilhar as vivências da monitoria, incluindo a realização de uma pesquisa no Estágio. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da narrativa como via de favorecer a expressão de memórias e experiências vivenciadas. Em geral, a experiência como monitor de Estágio de Ensino de Física I na FECLI/UECE foi muito enriquecedora. Além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e fortalecer a dimensão didática da formação, essa iniciativa contribuiu para o aprendizado dos alunos quanto à superação de seus desafios durante a disciplina. A monitoria na disciplina de Estágio possibilitou auxiliar os(as) estagiários(as) a compreender a dinâmica do processo de construção da identidade docente no âmbito da formação de professores e subsidiar os estudantes na elaboração de planos de aula e na construção de relatórios. No caso particular dessa monitoria, foi possível realizar pesquisa com os estagiários sobre suas perspectivas em relação à vivência do primeiro estágio presencial após dois anos de ensino remoto. Esse conjunto de experiências vivenciadas foi importante como um incentivo à prática docente e reflexões em relação à formação inicial de professores. Tendo em vista a importância que a monitoria tem e como essa atividade formativa impacta na aprendizagem da docência, é fundamental a ampliação dessa iniciativas nas Universidades, no decorrer da formação dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581a5b27d56c_19122023111618.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:16:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JANES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Janes"
    "autor_email" => "janes.silva@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4375
    "inscrito_id" => 14609
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO À FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM FÍSICA"
    "resumo" => "Este trabalho trata de um relato de experiência da monitoria da disciplina de Estágio de Ensino de Física I do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, exercida no ano de 2022. A monitoria em questão tem como objetivo promover aprendizagem sobre a prática docente em Física, nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior, a partir de conhecimentos advindos do campo do Estágio Supervisionado. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado visa compartilhar as vivências da monitoria, incluindo a realização de uma pesquisa no Estágio. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da narrativa como via de favorecer a expressão de memórias e experiências vivenciadas. Em geral, a experiência como monitor de Estágio de Ensino de Física I na FECLI/UECE foi muito enriquecedora. Além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e fortalecer a dimensão didática da formação, essa iniciativa contribuiu para o aprendizado dos alunos quanto à superação de seus desafios durante a disciplina. A monitoria na disciplina de Estágio possibilitou auxiliar os(as) estagiários(as) a compreender a dinâmica do processo de construção da identidade docente no âmbito da formação de professores e subsidiar os estudantes na elaboração de planos de aula e na construção de relatórios. No caso particular dessa monitoria, foi possível realizar pesquisa com os estagiários sobre suas perspectivas em relação à vivência do primeiro estágio presencial após dois anos de ensino remoto. Esse conjunto de experiências vivenciadas foi importante como um incentivo à prática docente e reflexões em relação à formação inicial de professores. Tendo em vista a importância que a monitoria tem e como essa atividade formativa impacta na aprendizagem da docência, é fundamental a ampliação dessa iniciativas nas Universidades, no decorrer da formação dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581a5b27d56c_19122023111618.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:16:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JANES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Janes"
    "autor_email" => "janes.silva@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho trata de um relato de experiência da monitoria da disciplina de Estágio de Ensino de Física I do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, da Universidade Estadual do Ceará - UECE, exercida no ano de 2022. A monitoria em questão tem como objetivo promover aprendizagem sobre a prática docente em Física, nos âmbitos do Ensino Básico e do Ensino Superior, a partir de conhecimentos advindos do campo do Estágio Supervisionado. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado visa compartilhar as vivências da monitoria, incluindo a realização de uma pesquisa no Estágio. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos da narrativa como via de favorecer a expressão de memórias e experiências vivenciadas. Em geral, a experiência como monitor de Estágio de Ensino de Física I na FECLI/UECE foi muito enriquecedora. Além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e fortalecer a dimensão didática da formação, essa iniciativa contribuiu para o aprendizado dos alunos quanto à superação de seus desafios durante a disciplina. A monitoria na disciplina de Estágio possibilitou auxiliar os(as) estagiários(as) a compreender a dinâmica do processo de construção da identidade docente no âmbito da formação de professores e subsidiar os estudantes na elaboração de planos de aula e na construção de relatórios. No caso particular dessa monitoria, foi possível realizar pesquisa com os estagiários sobre suas perspectivas em relação à vivência do primeiro estágio presencial após dois anos de ensino remoto. Esse conjunto de experiências vivenciadas foi importante como um incentivo à prática docente e reflexões em relação à formação inicial de professores. Tendo em vista a importância que a monitoria tem e como essa atividade formativa impacta na aprendizagem da docência, é fundamental a ampliação dessa iniciativas nas Universidades, no decorrer da formação dos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.