O presente trabalho é resultado de uma pesquisa teórica que visou refletir sobre as diversas possibilidades de aplicação da fotografia como uma ferramenta para o ensino de matemática. O estudo foi iniciado com uma pesquisa bibliográfica intencionando a construção de um referencial teórico sobre a utilização de metodologias alternativas para o ensino de matemática e as relações que podem ser estabelecidas com o uso de fotografia. Dessa forma, como metodologia, foram adotadas as etapas e especificidades deste tipo de pesquisa, a partir de um minucioso levantamento sobre o tema abordado, especialmente, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Para além disso, com apoio do software GeoGebra foram analisadas imagens que poderiam ser utilizadas em sala de aula ou na sala de tecnologia para o ensino de conteúdos de matemática tanto no ensino fundamental como no ensino médio. Os resultados apontam para as potencialidades do uso da fotografia no ensino de matemática; para a articulação com as tendências de ensino, a saber modelagem matemática, resolução de problemas, tecnologias digitais entre outras e, por fim; para a interdisciplinaridade como sendo uma atitude que exige dos envolvidos no processo novas posturas frente a produção do conhecimento matemático. A análise realizada também nos permitiu identificar que a fotografia pode ser um instrumento no processo de ensino e aprendizagem de figuras planas, sólidos geométricos, paralelismo e perpendicularismo, simetria e funções elementares, entre outros.