No mundo atual, notamos que é cada vez mais frequente a adoção de recursos pedagógicos conectados ao processo de inovação no ensino aprendizagem e por isso é importante ter visão futurista e estar atento às mudanças para poder compreendê-las, aceitá-las e compartilhá-las de modo interativo e atrativo. Com isso, o presente trabalho discorre a cerca de um conjunto de oficinas sobre: história da computação, lógica da programação e algoritmo, arquitetura de computadores e armazenamento de dados, sistema binário e as unidades de medidas de armazenamento de dados. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência, no qual descrevemos e analisamos as oficinas realizadas com discentes do ensino médio do Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes, na cidade de Campo Formoso-BA. O objetivo foi refletir a importância e os impactos da realização das oficinas com foco na alfabetização científica para promover a inserção na cultura digital dos estudantes. A pesquisa possui natureza descritiva e abordagem qualitativa, delineia-se como um estudo de caso. Autores como Moran (2015), Levy (1990), Daudt (2021), Oliveira (2020) e Bell (2011) estruturam a base teórica da pesquisa. Durante a execução das oficinas realizadas pelos residentes de licenciatura em computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Senhor do Bonfim (BA), percebeu-se o pouco conhecimento em relação aos temas abordados, o que dificulta a apropriação do conhecimento técnico e teórico. Também notou-se que o feedback e a troca de informações entre alunos, professor e residentes foram aspectos de destaque, pois apoiam a confraternização de ideias e informações entre os envolvidos. Em geral, concluiu-se que as oficinas contribuíram para a integração digital, apropriação do saber e uma maior interatividade entre os participantes, ampliando o espaço de aprendizagem e colaboração.