Os estágios constituem aprendizagens orientadas por profissionais experientes a serem realizados mediante atividades relacionadas aos contextos escolares e na articulação entre a universidade e as escolas. O papel dos supervisores acadêmicos de estágio supervisionado é fundamental nesse processo formativo. Este estudo buscou compreender a percepção dos Supervisores Acadêmicos de estágio supervisionado sobre o seu papel formativo desenvolvido em cursos de licenciatura. O método de pesquisa tem por base a abordagem qualitativa e para compreendermos o objeto de estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e revisão de literatura fundamentado em alguns estudiosos, PIMENTA, LIMA (2017); MEDEIROS, FORTUNATO, ARAÚJO (2020), entre outros. As produções analisadas apresentaram que o trabalho de orientação nos estágios, não é apenas de orientar e/ou conduzir os discentes em formação nos espaços escolares. Os Supervisores Acadêmicos ou professores orientadores, exercem o papel de estimuladores da reflexividade e da criticidade acerca da realidade escolar com os estagiários e demais sujeitos envolvidos nos estágios. Nesse sentido, são elementos importantes na construção do currículo dos cursos de licenciatura. Como consideração principal, enfatizamos a ideia de que o papel dos supervisores acadêmicos de estágio supervisionado baseia-se numa orientação formativa, isto é, numa práxis educativa, sem o dualismo que separa a teoria da prática. O estudo também evidencia o estágio supervisionado como experiência formadora, que afeta vivências e conhecimentos produzidos nos percursos formativos.