ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LITERATURA: EXPERIÊNCIAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99080 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5841 "inscrito_id" => 17923 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LITERATURA: EXPERIÊNCIAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Contar ou ler narrativas é um modo de se apropriar de todo o conhecimento produzido ao longo da história da humanidade e interagir com ele. Por isso, reconhece-se a imensa importância de ações pedagógicas voltadas para o letramento literário. É necessário repensar o lugar da leitura e interpretação do texto literário dentro da sala de aula na perspectiva de que as novas tecnologias digitais e os meios diversos de veiculação do texto literário podem ampliar e ressignificar o conceito de leitura, principalmente, para os jovens que estão cursando o Ensino Médio. Esta pesquisa apresenta estratégias didáticas para o ensino de literatura no ensino médio utilizando o gênero crônica, considerando como base a metodologia de Rildo Cosson (Círculos de leitura e Letramento Literário); apresentando Carlos Reis (Teoria da Narratologia): que valoriza os aspectos estéticos do texto; Jauss (Estética da Recepção): que valoriza a experiência de leitura e de vida; Regina Zilbermann: aponta para a importância da Literatura na Escola). O objetivo da pesquisa é refletir sobre o ensino da literatura no Ensino Médio a partir da elaboração de estratégias didáticas na perspectiva do letramento literário voltadas para o gênero crônica literária. Desse modo, a pesquisa desenvolveu seis estratégias didáticas com o gênero crônica para alunos do ensino médio, seguindo um roteiro de momento: pré textual, textual e pós textual, em cada estratégia é apresentada uma metodologia diferente utilizando tecnologias digitais, como aplicativos criativos, filmes e podcasts. Dessa forma, o compartilhamento da leitura de textos literários e a discussão dos mesmos, enriquecem a aprendizagem e contribuem para a reflexão e protagonismo estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17923_TB5841_04102023204140.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRYELLEN PIMENTEL SARAIVA" "autor_nome_curto" => "SANDRYELLEN" "autor_email" => "sandryellenps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99080 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5841 "inscrito_id" => 17923 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LITERATURA: EXPERIÊNCIAS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Contar ou ler narrativas é um modo de se apropriar de todo o conhecimento produzido ao longo da história da humanidade e interagir com ele. Por isso, reconhece-se a imensa importância de ações pedagógicas voltadas para o letramento literário. É necessário repensar o lugar da leitura e interpretação do texto literário dentro da sala de aula na perspectiva de que as novas tecnologias digitais e os meios diversos de veiculação do texto literário podem ampliar e ressignificar o conceito de leitura, principalmente, para os jovens que estão cursando o Ensino Médio. Esta pesquisa apresenta estratégias didáticas para o ensino de literatura no ensino médio utilizando o gênero crônica, considerando como base a metodologia de Rildo Cosson (Círculos de leitura e Letramento Literário); apresentando Carlos Reis (Teoria da Narratologia): que valoriza os aspectos estéticos do texto; Jauss (Estética da Recepção): que valoriza a experiência de leitura e de vida; Regina Zilbermann: aponta para a importância da Literatura na Escola). O objetivo da pesquisa é refletir sobre o ensino da literatura no Ensino Médio a partir da elaboração de estratégias didáticas na perspectiva do letramento literário voltadas para o gênero crônica literária. Desse modo, a pesquisa desenvolveu seis estratégias didáticas com o gênero crônica para alunos do ensino médio, seguindo um roteiro de momento: pré textual, textual e pós textual, em cada estratégia é apresentada uma metodologia diferente utilizando tecnologias digitais, como aplicativos criativos, filmes e podcasts. Dessa forma, o compartilhamento da leitura de textos literários e a discussão dos mesmos, enriquecem a aprendizagem e contribuem para a reflexão e protagonismo estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID17923_TB5841_04102023204140.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRYELLEN PIMENTEL SARAIVA" "autor_nome_curto" => "SANDRYELLEN" "autor_email" => "sandryellenps@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }