Contar ou ler narrativas é um modo de se apropriar de todo o conhecimento produzido ao longo da história da humanidade e interagir com ele. Por isso, reconhece-se a imensa importância de ações pedagógicas voltadas para o letramento literário. É necessário repensar o lugar da leitura e interpretação do texto literário dentro da sala de aula na perspectiva de que as novas tecnologias digitais e os meios diversos de veiculação do texto literário podem ampliar e ressignificar o conceito de leitura, principalmente, para os jovens que estão cursando o Ensino Médio. Esta pesquisa apresenta estratégias didáticas para o ensino de literatura no ensino médio utilizando o gênero crônica, considerando como base a metodologia de Rildo Cosson (Círculos de leitura e Letramento Literário); apresentando Carlos Reis (Teoria da Narratologia): que valoriza os aspectos estéticos do texto; Jauss (Estética da Recepção): que valoriza a experiência de leitura e de vida; Regina Zilbermann: aponta para a importância da Literatura na Escola). O objetivo da pesquisa é refletir sobre o ensino da literatura no Ensino Médio a partir da elaboração de estratégias didáticas na perspectiva do letramento literário voltadas para o gênero crônica literária. Desse modo, a pesquisa desenvolveu seis estratégias didáticas com o gênero crônica para alunos do ensino médio, seguindo um roteiro de momento: pré textual, textual e pós textual, em cada estratégia é apresentada uma metodologia diferente utilizando tecnologias digitais, como aplicativos criativos, filmes e podcasts. Dessa forma, o compartilhamento da leitura de textos literários e a discussão dos mesmos, enriquecem a aprendizagem e contribuem para a reflexão e protagonismo estudantil.