Este trabalho apresenta resultados de parte da pesquisa bibliográfica onde foram analisadas pesquisas publicadas no período de 2017 a 2021 analisando a importância das atividades desenvolvidas através de jogos pedagógicos, pois são metodologias necessárias para os processos de ensino e aprendizagem, permitindo ao professor detectar traços da personalidade e do comportamento do aluno sempre motivando para um excelente desempenho no desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática em plataformas bibliográficas para apresentar a importância e uso dos jogos pedagógicos (educativos) na vida escolar das crianças em anos inicias, buscando contribuições que o método utilizado possa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para isso o presente estudo, fez uso de pesquisa em fontes bibliográficas no Portal de Periódicos da Capes no qual foram realizadas buscas por diversos descritores que potencializassem a importância do uso dos jogos educativos no contexto escolar. O material elaborado buscou através de pesquisas subsídios teóricos que reforcem a importância do uso de jogos como recurso pedagógico, facilitador do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para que haja uma melhoria na prática educativa realizada na escola, e que docentes e discentes possam vivenciar o processo de ensino e aprendizagem de forma mais dinâmica e prazerosa, além do prazer da criança em participar de atividades pedagógicas de maneira diferente e divertida. Foram usados analisados 77 trabalhos, 8 artigos e 1 capítulo de livro. Os dados demonstraram a importância da utilização dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem para estudantes dos anos iniciais.