Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALEGRIA CRIATIVA DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99908
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6932
    "inscrito_id" => 2955
    "titulo" => "A ALEGRIA CRIATIVA DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A educação infantil constitui-se como importante etapa da Educação Básica assumido a base formativa das futuras gerações. Assim, é primordial que o professor esteja em constante estudo, situando-se, experimentando novas possibilidades de dinamizar o seu fazer didático, atento novas estratégias metodológicas e as demandas próprias da infância na contemporaneidade. Nesse contexto que entra a importância da criatividade presente em processos lúdicos pedagógicos, que tem como principal característica a utilização de atividades brincantes, prazerosas, capazes de despertar melhor atenção e participação das crianças. A proposta investigativa assume-se como pesquisa participante, com aporte bibliográfico e abordagem qualitativa, esta ocorre na escola Municipal Dr. Urbano Maria Euláliopor meio do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Piauí-UFPI, na cidade de Picos. O objetivo é identificar o potencial criativo dos residentes e professores da que atuam nessa na referida escola, bem como as alegrias possíveis por meio de ações didáticas criativas. O estudo toma como base os estudos de autores Nascimento (2022), Fortuna (2000), Duarte (2010), Snyder (1988). A partir dos achados da pesquisa concluímos que ações didáticas que optam por metodologias lúdicas podem contribuir na facilitação do processo de aprendizagem dos alunos da educação infantil, auxiliando os professores a criarem um ambiente mais atrativo, alegre, gerador de satisfação cultural. Sendo a sala de aula algo além um lugar destinado ao ensino cartesiano, mas como um lugar destinado a ensinar e aprender com alegria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID2955_TB6932_03102023221856.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA DOS SANTOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA REIS"
    "autor_email" => "leticiamariareis.02.14@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99908
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6932
    "inscrito_id" => 2955
    "titulo" => "A ALEGRIA CRIATIVA DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A educação infantil constitui-se como importante etapa da Educação Básica assumido a base formativa das futuras gerações. Assim, é primordial que o professor esteja em constante estudo, situando-se, experimentando novas possibilidades de dinamizar o seu fazer didático, atento novas estratégias metodológicas e as demandas próprias da infância na contemporaneidade. Nesse contexto que entra a importância da criatividade presente em processos lúdicos pedagógicos, que tem como principal característica a utilização de atividades brincantes, prazerosas, capazes de despertar melhor atenção e participação das crianças. A proposta investigativa assume-se como pesquisa participante, com aporte bibliográfico e abordagem qualitativa, esta ocorre na escola Municipal Dr. Urbano Maria Euláliopor meio do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Piauí-UFPI, na cidade de Picos. O objetivo é identificar o potencial criativo dos residentes e professores da que atuam nessa na referida escola, bem como as alegrias possíveis por meio de ações didáticas criativas. O estudo toma como base os estudos de autores Nascimento (2022), Fortuna (2000), Duarte (2010), Snyder (1988). A partir dos achados da pesquisa concluímos que ações didáticas que optam por metodologias lúdicas podem contribuir na facilitação do processo de aprendizagem dos alunos da educação infantil, auxiliando os professores a criarem um ambiente mais atrativo, alegre, gerador de satisfação cultural. Sendo a sala de aula algo além um lugar destinado ao ensino cartesiano, mas como um lugar destinado a ensinar e aprender com alegria."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID2955_TB6932_03102023221856.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA DOS SANTOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA REIS"
    "autor_email" => "leticiamariareis.02.14@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação infantil constitui-se como importante etapa da Educação Básica assumido a base formativa das futuras gerações. Assim, é primordial que o professor esteja em constante estudo, situando-se, experimentando novas possibilidades de dinamizar o seu fazer didático, atento novas estratégias metodológicas e as demandas próprias da infância na contemporaneidade. Nesse contexto que entra a importância da criatividade presente em processos lúdicos pedagógicos, que tem como principal característica a utilização de atividades brincantes, prazerosas, capazes de despertar melhor atenção e participação das crianças. A proposta investigativa assume-se como pesquisa participante, com aporte bibliográfico e abordagem qualitativa, esta ocorre na escola Municipal Dr. Urbano Maria Euláliopor meio do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Piauí-UFPI, na cidade de Picos. O objetivo é identificar o potencial criativo dos residentes e professores da que atuam nessa na referida escola, bem como as alegrias possíveis por meio de ações didáticas criativas. O estudo toma como base os estudos de autores Nascimento (2022), Fortuna (2000), Duarte (2010), Snyder (1988). A partir dos achados da pesquisa concluímos que ações didáticas que optam por metodologias lúdicas podem contribuir na facilitação do processo de aprendizagem dos alunos da educação infantil, auxiliando os professores a criarem um ambiente mais atrativo, alegre, gerador de satisfação cultural. Sendo a sala de aula algo além um lugar destinado ao ensino cartesiano, mas como um lugar destinado a ensinar e aprender com alegria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.