Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÃO AGOSTO LILÁS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA, CEARÁ: OS MENINOS COMO PROTAGONISTAS NA LUTA PELA PREVENÇÃO E PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99309
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6138
    "inscrito_id" => 20477
    "titulo" => "AÇÃO AGOSTO LILÁS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA, CEARÁ: OS MENINOS COMO PROTAGONISTAS NA LUTA PELA PREVENÇÃO E PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER."
    "resumo" => "Agosto Lilás é um movimento que tem o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, porém, muitas ações que ocorrem durante o mês são voltadas para o público feminino, na prevenção e em como identificar violências, quando os maiores e potenciais agressores, os meninos, acabam ficando de fora. Pensando nisso, esse relato de experiência tem por objetivo apresentar um projeto sobre prevenção de violência contra mulheres focado no público masculino, que ocorreu em uma Escola Estadual de Tempo Integral de Fortaleza- CE. No dia da ação, as meninas foram liberadas e somente os meninos permaneceram na escola, que era o público-alvo do projeto, totalizando aproximadamente 60 estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio. Ao longo da ação, ocorreram atividades diversas, como: exibição de documentário, “momento afetivo com abraços e cumprimentos”, “atividades domésticas”, “paternidade” e “tapete interativo com perguntas sobre questões de gênero”. Cada atividade contava com incentivos como pontuações e premiações e foi possível observar, independente dos prêmios, o engajamento de todos ao longo das atividades propostas, nas quais os alunos se mostraram à vontade, participativos e motivados. Por fim, foi realizada uma reflexão através de atividade lúdica sobre masculinidades tóxicas vivenciadas por eles, entendendo que o machismo afeta, também, negativamente aos homens, sendo a fonte de diversas violências. Os estudantes relataram sobre a importância do projeto realizado na escola e do envolvimento deles em atuações contra o machismo, pois muitas vezes, o foco fica apenas nas alunas, se mostrando eles felizes por estarem sendo ouvidos, das suas dores, amarras e angústias, gerando uma reflexão a todos os envolvidos na ação. As atividades superaram as expectativas, em que foi possível perceber através das falas, gestos e atitudes o êxito do projeto que assim pretende ser repetida e expandida nos próximos anos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20477_TB6138_03102023145321.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA VANESSA BARBOSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanavanessabmartins@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99309
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6138
    "inscrito_id" => 20477
    "titulo" => "AÇÃO AGOSTO LILÁS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORTALEZA, CEARÁ: OS MENINOS COMO PROTAGONISTAS NA LUTA PELA PREVENÇÃO E PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER."
    "resumo" => "Agosto Lilás é um movimento que tem o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, porém, muitas ações que ocorrem durante o mês são voltadas para o público feminino, na prevenção e em como identificar violências, quando os maiores e potenciais agressores, os meninos, acabam ficando de fora. Pensando nisso, esse relato de experiência tem por objetivo apresentar um projeto sobre prevenção de violência contra mulheres focado no público masculino, que ocorreu em uma Escola Estadual de Tempo Integral de Fortaleza- CE. No dia da ação, as meninas foram liberadas e somente os meninos permaneceram na escola, que era o público-alvo do projeto, totalizando aproximadamente 60 estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio. Ao longo da ação, ocorreram atividades diversas, como: exibição de documentário, “momento afetivo com abraços e cumprimentos”, “atividades domésticas”, “paternidade” e “tapete interativo com perguntas sobre questões de gênero”. Cada atividade contava com incentivos como pontuações e premiações e foi possível observar, independente dos prêmios, o engajamento de todos ao longo das atividades propostas, nas quais os alunos se mostraram à vontade, participativos e motivados. Por fim, foi realizada uma reflexão através de atividade lúdica sobre masculinidades tóxicas vivenciadas por eles, entendendo que o machismo afeta, também, negativamente aos homens, sendo a fonte de diversas violências. Os estudantes relataram sobre a importância do projeto realizado na escola e do envolvimento deles em atuações contra o machismo, pois muitas vezes, o foco fica apenas nas alunas, se mostrando eles felizes por estarem sendo ouvidos, das suas dores, amarras e angústias, gerando uma reflexão a todos os envolvidos na ação. As atividades superaram as expectativas, em que foi possível perceber através das falas, gestos e atitudes o êxito do projeto que assim pretende ser repetida e expandida nos próximos anos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20477_TB6138_03102023145321.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA VANESSA BARBOSA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luanavanessabmartins@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Agosto Lilás é um movimento que tem o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, porém, muitas ações que ocorrem durante o mês são voltadas para o público feminino, na prevenção e em como identificar violências, quando os maiores e potenciais agressores, os meninos, acabam ficando de fora. Pensando nisso, esse relato de experiência tem por objetivo apresentar um projeto sobre prevenção de violência contra mulheres focado no público masculino, que ocorreu em uma Escola Estadual de Tempo Integral de Fortaleza- CE. No dia da ação, as meninas foram liberadas e somente os meninos permaneceram na escola, que era o público-alvo do projeto, totalizando aproximadamente 60 estudantes do 1° ao 3° ano do ensino médio. Ao longo da ação, ocorreram atividades diversas, como: exibição de documentário, “momento afetivo com abraços e cumprimentos”, “atividades domésticas”, “paternidade” e “tapete interativo com perguntas sobre questões de gênero”. Cada atividade contava com incentivos como pontuações e premiações e foi possível observar, independente dos prêmios, o engajamento de todos ao longo das atividades propostas, nas quais os alunos se mostraram à vontade, participativos e motivados. Por fim, foi realizada uma reflexão através de atividade lúdica sobre masculinidades tóxicas vivenciadas por eles, entendendo que o machismo afeta, também, negativamente aos homens, sendo a fonte de diversas violências. Os estudantes relataram sobre a importância do projeto realizado na escola e do envolvimento deles em atuações contra o machismo, pois muitas vezes, o foco fica apenas nas alunas, se mostrando eles felizes por estarem sendo ouvidos, das suas dores, amarras e angústias, gerando uma reflexão a todos os envolvidos na ação. As atividades superaram as expectativas, em que foi possível perceber através das falas, gestos e atitudes o êxito do projeto que assim pretende ser repetida e expandida nos próximos anos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.