O ensino pautado no modelo tradicional ainda se mantém hegemônico na escola, reforçado por estratégias de memorização de conteúdos, conceitos e processos. Atualmente, diversos autores têm questionado este modelo e propõem práticas didático-pedagógicas contextualizada com o cotidiano dos alunos de modo a promover aprendizagens efetivas. O ensino de Ciências e Biologia quando articulado com atividades práticas contribuem para a aprendizagem. A escolha da modalidade didática desenvolvida no ambiente escolar ou fora dele, é fundamental para desenvolver nos alunos o caráter investigativo e reflexivo tornando-o protagonista do processo de ensino e aprendizagem. O ensino de Zoologia tradicionalmente vinculou-se a memorização de estruturas anatômicas dos filos do Reino Animal. A utilização de atividades práticas tem contribuído para a construção do pensamento científico nos alunos. O presente trabalho tem por objetivo investigar as potencialidades de atividades práticas, tais como atividades de campo e jogos didáticos, no ensino de Zoologia. A metodologia alicerça-se na abordagem qualitativa, tendo o questionário como instrumento para a construção dos dados. As análises dos dados se basearam no método de análise de conteúdo. Aos participantes da pesquisa são alunos de uma escola pública estadual localizada no município de São Gonçalo. Foram apresentados aos responsáveis os objetivos da pesquisa e aqueles que concordaram com a participação do respectivo aluno, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a fim de manter a ética em pesquisa e garantir o anonimato dos sujeitos. Os resultados preliminares mostraram a importância do desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Zoologia, pois estas têm contribuído para a construção de conhecimento a partir de um ensino prazeroso que rompe com a memorização do conteúdo, além de contribuir para a contextualização e reflexão crítica sobre os conceitos e processos ensinados na escola ou no campo.