LINO, Flávia Alves Machado. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99240>. Acesso em: 23/12/2024 03:34
Na escola, os alunos estão em constante convívio, estabelecendo interações e desenvolvendo relações com pares (Corsaro, 2017). Nesse contexto, existe uma estrutura em quatro níveis: interações- indivíduos- relações entre pares- grupos (Rubin et al., 2006). Nesse sentido, experiências dos alunos em um nível, influenciam experiências em outros níveis, por exemplo, uma orientação positiva para colegas de classe (nível individual), pode levar a interações positivas (nível de interação) e amizades (nível de relacionamento), o que pode resultar em uma sala de aula coesa (nível de grupo) (Boor-Klip et al., 2015). Porém, nesse convívio, podem ser confrontados com desejos, valores e interesses diferentes dos seus, originando conflitos entre eles (Bacete et al., 2021). Os conflitos entre pares, se geridos de forma adequada, podem promover a troca e a compreensão de pontos de vista distintos dos seus, (Coimbra, 1990), auxiliando na reflexão sobre as diferentes perspectivas (Buchs, 2018; Cunha & Monteiro, 2016; Piaget, 1965), podendo extrapolar essa experiência para o convívio com seus pares e promover a amizade entre eles (Buchs, 2008; Villardón-Galego, 2018). O objetivo do presente estudo foi compreender de que forma o conflito entre pares promove o desenvolvimento das relações interpessoais no contexto escolar. Para tal, foi desenvolvida uma intervenção ao longo de quatro meses, que consistiu em realizar tarefas com o grupo, criando condições para que os alunos desenvolvessem comportamento pró-social. Este é um estudo de caso, focado numa turma do 2º ano. Os instrumentos de recolha de dados consistiram em tarefa sociométrica, observação e produção de documentos coletivos para posterior análise. Alguns resultados preliminares do estudo evidenciam significativas mudanças no comportamento de alguns alunos e mudanças nas relações interpessoais do grupo.