Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOSTRAS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS PARA ALUNOS E DOCENTES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99905
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6927
    "inscrito_id" => 4505
    "titulo" => "MOSTRAS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS PARA ALUNOS E DOCENTES"
    "resumo" => "Diversas estratégias de ensino são empregadas nas escolas para fazer do aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. A morfologia, uma grande área que retrata as funções e partes do corpo humano, é um dos principais assuntos lecionados em sala de aula. Reportamos um novo método de ensino dos assuntos de anatomia, histologia e suas funções corporais, a realização de mostras escolares de morfologia, uma grande ação trazida pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará(UFC), através da parceria entre a liga e, as escolas públicas de nível médio e fundamental do interior do Ceará, principalmente. As mostras trazem peças anatômicas reais, lâminas histológicas e atividades lúdicas, que democratizam o conhecimento, amplificando o repertório dos discentes e professores contemplados.Dados coletados nas mostras realizadas pela LEME em Milhã e Mombaça, municípios do interior cearense, são exitosos e mostram a sua eficácia. Em Milhã, 100 % do público entrevistado (223 respostas) diz ter achado a mostra importante para o ensino de anatomia, onde 95,5% afirmou estar mais preparado em anatomia. Também 99,1% falou que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 92,4% diz-se estar mais preparado em histologia. Em Mombaça, 98,6% de 141 pessoas afirmaram ser importante a mostra para o ensino de anatomia, onde 93,6% disseram-se mais preparadas para tal. 97,6% também afirmaram que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 93,6% ponderaram estar mais preparadas em histologia. Quanto às atividades lúdicas, 99,6% em Milhã e 100% em Mombaça, avaliaram facilitar a aprendizagem. Numa perspectiva geral, ambas as mostras foram bem avaliadas pelos discentes e docentes de Milhã e Mombaça, os quais 90,6% e 93,8% respectivamente, avaliaram positivamente as atividades proporcionadas. Portanto, comprova-se a importância das mostras escolares de morfologia para o ensino nas escolas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4505_TB6927_04072023214203.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS ANDRADE MELO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS"
    "autor_email" => "jonasandradeodonto@alu.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99905
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6927
    "inscrito_id" => 4505
    "titulo" => "MOSTRAS DE MORFOLOGIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DO CORPO HUMANO E SUAS ESTRUTURAS PARA ALUNOS E DOCENTES"
    "resumo" => "Diversas estratégias de ensino são empregadas nas escolas para fazer do aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. A morfologia, uma grande área que retrata as funções e partes do corpo humano, é um dos principais assuntos lecionados em sala de aula. Reportamos um novo método de ensino dos assuntos de anatomia, histologia e suas funções corporais, a realização de mostras escolares de morfologia, uma grande ação trazida pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará(UFC), através da parceria entre a liga e, as escolas públicas de nível médio e fundamental do interior do Ceará, principalmente. As mostras trazem peças anatômicas reais, lâminas histológicas e atividades lúdicas, que democratizam o conhecimento, amplificando o repertório dos discentes e professores contemplados.Dados coletados nas mostras realizadas pela LEME em Milhã e Mombaça, municípios do interior cearense, são exitosos e mostram a sua eficácia. Em Milhã, 100 % do público entrevistado (223 respostas) diz ter achado a mostra importante para o ensino de anatomia, onde 95,5% afirmou estar mais preparado em anatomia. Também 99,1% falou que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 92,4% diz-se estar mais preparado em histologia. Em Mombaça, 98,6% de 141 pessoas afirmaram ser importante a mostra para o ensino de anatomia, onde 93,6% disseram-se mais preparadas para tal. 97,6% também afirmaram que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 93,6% ponderaram estar mais preparadas em histologia. Quanto às atividades lúdicas, 99,6% em Milhã e 100% em Mombaça, avaliaram facilitar a aprendizagem. Numa perspectiva geral, ambas as mostras foram bem avaliadas pelos discentes e docentes de Milhã e Mombaça, os quais 90,6% e 93,8% respectivamente, avaliaram positivamente as atividades proporcionadas. Portanto, comprova-se a importância das mostras escolares de morfologia para o ensino nas escolas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID4505_TB6927_04072023214203.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONAS ANDRADE MELO BRANDÃO"
    "autor_nome_curto" => "JONAS"
    "autor_email" => "jonasandradeodonto@alu.uf"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diversas estratégias de ensino são empregadas nas escolas para fazer do aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. A morfologia, uma grande área que retrata as funções e partes do corpo humano, é um dos principais assuntos lecionados em sala de aula. Reportamos um novo método de ensino dos assuntos de anatomia, histologia e suas funções corporais, a realização de mostras escolares de morfologia, uma grande ação trazida pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará(UFC), através da parceria entre a liga e, as escolas públicas de nível médio e fundamental do interior do Ceará, principalmente. As mostras trazem peças anatômicas reais, lâminas histológicas e atividades lúdicas, que democratizam o conhecimento, amplificando o repertório dos discentes e professores contemplados.Dados coletados nas mostras realizadas pela LEME em Milhã e Mombaça, municípios do interior cearense, são exitosos e mostram a sua eficácia. Em Milhã, 100 % do público entrevistado (223 respostas) diz ter achado a mostra importante para o ensino de anatomia, onde 95,5% afirmou estar mais preparado em anatomia. Também 99,1% falou que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 92,4% diz-se estar mais preparado em histologia. Em Mombaça, 98,6% de 141 pessoas afirmaram ser importante a mostra para o ensino de anatomia, onde 93,6% disseram-se mais preparadas para tal. 97,6% também afirmaram que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 93,6% ponderaram estar mais preparadas em histologia. Quanto às atividades lúdicas, 99,6% em Milhã e 100% em Mombaça, avaliaram facilitar a aprendizagem. Numa perspectiva geral, ambas as mostras foram bem avaliadas pelos discentes e docentes de Milhã e Mombaça, os quais 90,6% e 93,8% respectivamente, avaliaram positivamente as atividades proporcionadas. Portanto, comprova-se a importância das mostras escolares de morfologia para o ensino nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.