Diversas estratégias de ensino são empregadas nas escolas para fazer do aluno um ser ativo no processo de aprendizagem. A morfologia, uma grande área que retrata as funções e partes do corpo humano, é um dos principais assuntos lecionados em sala de aula. Reportamos um novo método de ensino dos assuntos de anatomia, histologia e suas funções corporais, a realização de mostras escolares de morfologia, uma grande ação trazida pela Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), da Universidade Federal do Ceará(UFC), através da parceria entre a liga e, as escolas públicas de nível médio e fundamental do interior do Ceará, principalmente. As mostras trazem peças anatômicas reais, lâminas histológicas e atividades lúdicas, que democratizam o conhecimento, amplificando o repertório dos discentes e professores contemplados.Dados coletados nas mostras realizadas pela LEME em Milhã e Mombaça, municípios do interior cearense, são exitosos e mostram a sua eficácia. Em Milhã, 100 % do público entrevistado (223 respostas) diz ter achado a mostra importante para o ensino de anatomia, onde 95,5% afirmou estar mais preparado em anatomia. Também 99,1% falou que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 92,4% diz-se estar mais preparado em histologia. Em Mombaça, 98,6% de 141 pessoas afirmaram ser importante a mostra para o ensino de anatomia, onde 93,6% disseram-se mais preparadas para tal. 97,6% também afirmaram que a mostra foi importante para o conhecimento de histologia, onde 93,6% ponderaram estar mais preparadas em histologia. Quanto às atividades lúdicas, 99,6% em Milhã e 100% em Mombaça, avaliaram facilitar a aprendizagem. Numa perspectiva geral, ambas as mostras foram bem avaliadas pelos discentes e docentes de Milhã e Mombaça, os quais 90,6% e 93,8% respectivamente, avaliaram positivamente as atividades proporcionadas. Portanto, comprova-se a importância das mostras escolares de morfologia para o ensino nas escolas.