Abordar a questão da Educação Especial no Brasil é de extrema importância, uma vez que reflete o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Isso se alinha aos princípios fundamentais de direitos humanos e diversidade, promovendo uma transformação profunda na maneira como entendemos e praticamos a educação. Dada a importância temática, este estudo tem como objetivo examinar, em um contexto cronológico, os principais marcos relacionados à educação especial no Brasil até os dias atuais. Partindo da necessidade de compreender a evolução da Educação Especial Inclusiva, essa pesquisa tem como propósito analisar tanto as influências que a Educação Especial exerceu ao longo do século XX, quanto os avanços e retrocessos da Educação Inclusiva no cenário brasileiro contemporâneo. Para alcançar esse objetivo, recorreremos a legislações passadas e vigentes, assim como às contribuições de Mazzotta (2005), Aranha (2005), Ferreira (2006), Jannuzzi (2004) e outros estudiosos que abordaram essa temática. A abordagem metodológica adotada neste estudo é de natureza qualitativa, permitindo uma investigação dos dados através de critérios sistematizados. Assim, nossa pesquisa se baseia em uma metodologia bibliográfica, na qual buscamos coletar informações por meio da leitura das obras dos autores mencionados anteriormente. Entendemos então que a discussão à respeito da Educação Especial proporcionará a oportunidade de reflexão e valorização da diversidade com vistas a promover a sensibilização para as realidades das pessoas com deficiência.