Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA: FORROCAST, PODCAST SOBRE XAXADO E CANGAÇO, DIALOGANDO ENTRE A MÚSICA E A HISTÓRIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100381
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7573
    "inscrito_id" => 2991
    "titulo" => "PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA: FORROCAST, PODCAST SOBRE XAXADO E CANGAÇO, DIALOGANDO ENTRE A MÚSICA E A HISTÓRIA."
    "resumo" => "A música é um componente histórico de qualquer época com uma bagagem sociocultural e estética. Neste trabalho, é discutido sobre o uso da música no ensino de História, abordando o Xaxado, conhecido por "Ritmo dos cangaceiros", como uma possibilidade pedagógica para trabalhar o Cangaço em aula. Através da disciplina de Ciberespaço e ensino de História, do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, foi elaborado um podcast denominado de Forrócast. No Forrócast, além de abordar o ritmo musical, também é analisado o contexto histórico-social em que tal ritmo estava inserido. A inserção da música para o estudo do nordeste, nas aulas de história do Ensino Médio, surge devido a necessidade de aplicações de atividades didático-pedagógicas em relação aos conhecimentos da história acadêmica. Nesta perspectiva, também é apresentada uma proposta metodológica envolvendo a metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos cujo objetivo é elaborar um Podcast que envolva a história e o contexto musical de um determinado local. O podcast é uma ferramenta bastante presente no cotidiano da juventude a qual foi escolhida por causa da motivação das atividades assíncronas utilizadas durante a pandemia do COVID-19. Dessa forma, espera-se que professores de História possam utilizar tal proposta metodológica a fim de otimizar o próprio processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2991_TB7573_10122023182627.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA FERREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "mariaclarafr01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100381
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7573
    "inscrito_id" => 2991
    "titulo" => "PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA: FORROCAST, PODCAST SOBRE XAXADO E CANGAÇO, DIALOGANDO ENTRE A MÚSICA E A HISTÓRIA."
    "resumo" => "A música é um componente histórico de qualquer época com uma bagagem sociocultural e estética. Neste trabalho, é discutido sobre o uso da música no ensino de História, abordando o Xaxado, conhecido por "Ritmo dos cangaceiros", como uma possibilidade pedagógica para trabalhar o Cangaço em aula. Através da disciplina de Ciberespaço e ensino de História, do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, foi elaborado um podcast denominado de Forrócast. No Forrócast, além de abordar o ritmo musical, também é analisado o contexto histórico-social em que tal ritmo estava inserido. A inserção da música para o estudo do nordeste, nas aulas de história do Ensino Médio, surge devido a necessidade de aplicações de atividades didático-pedagógicas em relação aos conhecimentos da história acadêmica. Nesta perspectiva, também é apresentada uma proposta metodológica envolvendo a metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos cujo objetivo é elaborar um Podcast que envolva a história e o contexto musical de um determinado local. O podcast é uma ferramenta bastante presente no cotidiano da juventude a qual foi escolhida por causa da motivação das atividades assíncronas utilizadas durante a pandemia do COVID-19. Dessa forma, espera-se que professores de História possam utilizar tal proposta metodológica a fim de otimizar o próprio processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2991_TB7573_10122023182627.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA FERREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Clara"
    "autor_email" => "mariaclarafr01@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A música é um componente histórico de qualquer época com uma bagagem sociocultural e estética. Neste trabalho, é discutido sobre o uso da música no ensino de História, abordando o Xaxado, conhecido por "Ritmo dos cangaceiros", como uma possibilidade pedagógica para trabalhar o Cangaço em aula. Através da disciplina de Ciberespaço e ensino de História, do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, foi elaborado um podcast denominado de Forrócast. No Forrócast, além de abordar o ritmo musical, também é analisado o contexto histórico-social em que tal ritmo estava inserido. A inserção da música para o estudo do nordeste, nas aulas de história do Ensino Médio, surge devido a necessidade de aplicações de atividades didático-pedagógicas em relação aos conhecimentos da história acadêmica. Nesta perspectiva, também é apresentada uma proposta metodológica envolvendo a metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos cujo objetivo é elaborar um Podcast que envolva a história e o contexto musical de um determinado local. O podcast é uma ferramenta bastante presente no cotidiano da juventude a qual foi escolhida por causa da motivação das atividades assíncronas utilizadas durante a pandemia do COVID-19. Dessa forma, espera-se que professores de História possam utilizar tal proposta metodológica a fim de otimizar o próprio processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.