A música é um componente histórico de qualquer época com uma bagagem sociocultural e estética. Neste trabalho, é discutido sobre o uso da música no ensino de História, abordando o Xaxado, conhecido por "Ritmo dos cangaceiros", como uma possibilidade pedagógica para trabalhar o Cangaço em aula. Através da disciplina de Ciberespaço e ensino de História, do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Campina Grande, foi elaborado um podcast denominado de Forrócast. No Forrócast, além de abordar o ritmo musical, também é analisado o contexto histórico-social em que tal ritmo estava inserido. A inserção da música para o estudo do nordeste, nas aulas de história do Ensino Médio, surge devido a necessidade de aplicações de atividades didático-pedagógicas em relação aos conhecimentos da história acadêmica. Nesta perspectiva, também é apresentada uma proposta metodológica envolvendo a metodologia ativa da aprendizagem baseada em projetos cujo objetivo é elaborar um Podcast que envolva a história e o contexto musical de um determinado local. O podcast é uma ferramenta bastante presente no cotidiano da juventude a qual foi escolhida por causa da motivação das atividades assíncronas utilizadas durante a pandemia do COVID-19. Dessa forma, espera-se que professores de História possam utilizar tal proposta metodológica a fim de otimizar o próprio processo de ensino-aprendizagem.