O trabalho com a formação de leitores infantis deveria ocupar lugar de destaque na vida escolar dos alunos e alunas da educação infantil em todas as escolas do nosso país, uma vez que para a formação de futuros leitores deve-se considerar as condições sociais e escolares dos alunos. Este artigo é um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso que teve como objetivo analisar a importância da leitura infantil na formação de futuros leitores investigando como as Políticas Públicas para a leitura no Brasil vêem influenciando nesse processo. Dessa forma buscamos evidenciar como a leitura contribue de forma significativa, na formação do indivíduo, influenciando-o a analisar a sociedade. Como procedimentos metodológicos realizamos um levantamento bibliográfico nos bancos de dados online das plataformas Scielo e Google Acadêmico, nas quais foram selecionados artigos que continham nos resumos ou nas palavras-chave pelo menos as expressões políticas públicas, leitura infantil e leitores, com recorte temporal entre os anos de publicação 2015 a 2022. A partir desse recorte, apresentamos discussões embasadas principalmente em Ferreira (2015), Azevedo (2017), Jouve (2002), entre outros. Um segundo momento desse levantamento foi a classificação de publicações de documentos oficiais no site do Ministério da Educação provenientes da Secretaria de Educação Básica e sua posterior análise. Como resultados foi possível entender o quanto o Brasil ainda carece de Políticas Públicas direcionadas para a formação de leitores infantis.