Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CULTURA FEMININA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS RITOS DE INICIAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU E AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDER

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95932
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1683
    "inscrito_id" => 12730
    "titulo" => "A CULTURA FEMININA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS RITOS DE INICIAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU E AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDER"
    "resumo" => "O presente estudo busca refletir sobre a cultura feminina e a educação de jovens e adultos, na perspectiva de um dos ritos de iniciação, com a mutilação genital feminina na Guiné-Bissau e as influencias no processo do ensino e aprendizado. A proposta do estudo consiste, sobretudo, no diálogo sociocultural e as suas práticas educativas no entrecruzamento entre gênero e educação no contexto guineense em meio às questões culturais. Nesse sentido, para abordagem desse assunto, mobilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, com aprofundamento das questões culturais, sobretudo, femininas e seus atravessamentos na identidade de gênero, na formação humana e na aprendizagem escolar. Deste modo, o trabalho estrutura-se em quatro seções: na primeira, com abordagem sobre políticas públicas orientadas para educação e gênero; na segunda, a reflexão acerca da liberdade e direito das mulheres guineenses; na terceira, apontar os riscos que esta pratica tem para saude das mulheres, na quarta e última seção, apontaremos sobre sensibilização e a prática da mutilação genital feminina. Por via dessa reflexão, compreende-se que é de extrema relevância apontar as possíveis causas e consequências dessas vivências no cotidiano dos sujeitos envolvidos entre conflitos e acertos entre o estado guineense e as fanáticas, mulheres que retornam aos bancos escolares da educação de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12730_TB1683_03052023230419.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA TCHUDA BLABAM"
    "autor_nome_curto" => "MARINA TCHUDA"
    "autor_email" => "marinatchuda@aluno.unilab"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95932
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1683
    "inscrito_id" => 12730
    "titulo" => "A CULTURA FEMININA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS RITOS DE INICIAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU E AS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDER"
    "resumo" => "O presente estudo busca refletir sobre a cultura feminina e a educação de jovens e adultos, na perspectiva de um dos ritos de iniciação, com a mutilação genital feminina na Guiné-Bissau e as influencias no processo do ensino e aprendizado. A proposta do estudo consiste, sobretudo, no diálogo sociocultural e as suas práticas educativas no entrecruzamento entre gênero e educação no contexto guineense em meio às questões culturais. Nesse sentido, para abordagem desse assunto, mobilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, com aprofundamento das questões culturais, sobretudo, femininas e seus atravessamentos na identidade de gênero, na formação humana e na aprendizagem escolar. Deste modo, o trabalho estrutura-se em quatro seções: na primeira, com abordagem sobre políticas públicas orientadas para educação e gênero; na segunda, a reflexão acerca da liberdade e direito das mulheres guineenses; na terceira, apontar os riscos que esta pratica tem para saude das mulheres, na quarta e última seção, apontaremos sobre sensibilização e a prática da mutilação genital feminina. Por via dessa reflexão, compreende-se que é de extrema relevância apontar as possíveis causas e consequências dessas vivências no cotidiano dos sujeitos envolvidos entre conflitos e acertos entre o estado guineense e as fanáticas, mulheres que retornam aos bancos escolares da educação de jovens e adultos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12730_TB1683_03052023230419.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA TCHUDA BLABAM"
    "autor_nome_curto" => "MARINA TCHUDA"
    "autor_email" => "marinatchuda@aluno.unilab"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo busca refletir sobre a cultura feminina e a educação de jovens e adultos, na perspectiva de um dos ritos de iniciação, com a mutilação genital feminina na Guiné-Bissau e as influencias no processo do ensino e aprendizado. A proposta do estudo consiste, sobretudo, no diálogo sociocultural e as suas práticas educativas no entrecruzamento entre gênero e educação no contexto guineense em meio às questões culturais. Nesse sentido, para abordagem desse assunto, mobilizamos a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, com aprofundamento das questões culturais, sobretudo, femininas e seus atravessamentos na identidade de gênero, na formação humana e na aprendizagem escolar. Deste modo, o trabalho estrutura-se em quatro seções: na primeira, com abordagem sobre políticas públicas orientadas para educação e gênero; na segunda, a reflexão acerca da liberdade e direito das mulheres guineenses; na terceira, apontar os riscos que esta pratica tem para saude das mulheres, na quarta e última seção, apontaremos sobre sensibilização e a prática da mutilação genital feminina. Por via dessa reflexão, compreende-se que é de extrema relevância apontar as possíveis causas e consequências dessas vivências no cotidiano dos sujeitos envolvidos entre conflitos e acertos entre o estado guineense e as fanáticas, mulheres que retornam aos bancos escolares da educação de jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.