Estudos mostram crescimento no acesso de pessoas com deficiência à educação em nível superior. Contudo, esses estudantes que acessam tais níveis educacionais enfrentam diversas barreiras, entre elas a falta de acessibilidade e o preconceito, assim ações de inclusão no meio acadêmico são urgentes. Por vezes verifica-se a persistência de integração em detrimento da inclusão. Logo, apresentar os conceitos inclusivistas e a diferença entre integração e inclusão, afim de promover acessibilidade e conscientização, deve ser ações permanentes das instituições de ensino. Neste trabalho, uma estratégia para promoção de conscientização e de acessibilidade, a aplicação de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) que aborda a temática inclusiva é proposta. O OVA é um recurso digital e interativo, cuja a construção advém da dinâmica do mesmo, de forma que ele permite que seja aprimorado, além disso, o mesmo apresenta o conteúdo de forma interativa e de fácil compreensão, permitindo maior acessibilidade. Relacionar educação, inclusão e tecnologia pode ser vantajoso para todos. Os conceitos inclusivistas contribuem para moldagem dos valores éticos do ser humano influenciando nas práticas sociais e seu comportamento em relação ao próximo. Portanto, é imprescindível o domínio dos conceitos inclusivistas para que sejamos participantes ativos na construção de uma sociedade realmente inclusiva para todos, independentemente de suas características, assim, garantindo a ciência sobre integração e inclusão, permitindo que o indivíduo possa questionar suas ações e buscar ser mais inclusivo. Desse modo, gerando maior qualidade de vida para pessoas com necessidades específicas por meio da inclusão. A proposta de intervenção via OVA foi formulado por uma estudante de Engenharia Elétrica, autista (nível de suporte 1). Com isso, a estudante pôde trazer sua perspectiva sobre o tema, enriquecendo a produção da ferramenta com sua vivência.