Este artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na disciplina de Prática de Ensino de Química I do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química IEAA/UFAM Humaitá – AM, sobre uma intervenção realizada na disciplina de Química em uma escola de Ensino Médio, tendo como tema o uso da água utilizada para o consumo no dia a dia de forma consciente. A atividade de intervenção foi realizada em quatro etapas: o planejamento, a elaboração, aplicação e a reflexão sobre a ação. A abordagem utilizada foi uma sequência didática em forma de oficina pedagógica, a partir dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011): 1) Problematização inicial; 2) Organização do conhecimento; 3) Aplicação do conhecimento. Para a construção dos resultados realizamos uma aproximação da análise de conteúdo de Bardin (2016), onde interpretamos as respostas da atividade de fixação realizadas pelos alunos, além das nossas observações durante a aplicação da intervenção. Para tanto, compreendemos que essa intervenção reforçou a relevância de se utilizar estratégia didática em que o aluno é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem e as oficinas pedagógica como um recurso didático importante para sistematização do conhecimento, tendo como foco uma temática que aborda uma problemática contribui para construção de conhecimento e para reflexão crítica do alunos. Além de colaborar com a constituição da identidade docente.