Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIBRAS EM QR-CODE: ACESSIBILIDADE E AUTONOMIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98945
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5669
    "inscrito_id" => 5683
    "titulo" => "LIBRAS EM QR-CODE: ACESSIBILIDADE E AUTONOMIA NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho pretendeu propiciar acessibilidade e autonomia em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em alguns espaços de uma escola pública de ensino regular na cidade de Manaus – Amazonas, como resultado de um Projeto a longo prazo na área da Surdez desenvolvido em período de intervenção de pesquisa e produção de dissertação de mestrado. Seus objetivos específicos perpassaram por orientar a comunidade escolar (alunos, servidores, responsáveis e visitantes) quanto a aprendizagem de sinais em Libras de espaços, objetos, assuntos do contexto escolar através vídeos sinalizados em Libras que poderão ser disponibilizados via Quick Response Code (QR Code) espalhados em lugares estratégicos de uso coletivo. Para se disponibilizar o produto final através do QR Code foi necessária pesquisa bibliográfica, seleção de palavras a serem sinalizadas, filmadas, colocadas no canal do Youtube, na Internet, geração do QR Code para que assim estes pudessem ficar disponíveis para a comunidade desta escola, que se configura em inclusiva, uma vez que possui tanto alunos ouvintes quanto surdos, que teriam o aplicativo de QR Code em seus celulares ou tablets, para que tivessem acesso aos vídeos produzidos pelos pesquisadores envolvidos, e agora disponibilizado em sua língua. O resultado encontrado foi um retorno positivo da comunidade que testaram a tecnologia e a sinalização das informações sobre sinais do contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5683_TB5669_20062023131740.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA AMARAL MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "Jéssica Morais"
    "autor_email" => "jessicalarama@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98945
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5669
    "inscrito_id" => 5683
    "titulo" => "LIBRAS EM QR-CODE: ACESSIBILIDADE E AUTONOMIA NO ESPAÇO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho pretendeu propiciar acessibilidade e autonomia em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em alguns espaços de uma escola pública de ensino regular na cidade de Manaus – Amazonas, como resultado de um Projeto a longo prazo na área da Surdez desenvolvido em período de intervenção de pesquisa e produção de dissertação de mestrado. Seus objetivos específicos perpassaram por orientar a comunidade escolar (alunos, servidores, responsáveis e visitantes) quanto a aprendizagem de sinais em Libras de espaços, objetos, assuntos do contexto escolar através vídeos sinalizados em Libras que poderão ser disponibilizados via Quick Response Code (QR Code) espalhados em lugares estratégicos de uso coletivo. Para se disponibilizar o produto final através do QR Code foi necessária pesquisa bibliográfica, seleção de palavras a serem sinalizadas, filmadas, colocadas no canal do Youtube, na Internet, geração do QR Code para que assim estes pudessem ficar disponíveis para a comunidade desta escola, que se configura em inclusiva, uma vez que possui tanto alunos ouvintes quanto surdos, que teriam o aplicativo de QR Code em seus celulares ou tablets, para que tivessem acesso aos vídeos produzidos pelos pesquisadores envolvidos, e agora disponibilizado em sua língua. O resultado encontrado foi um retorno positivo da comunidade que testaram a tecnologia e a sinalização das informações sobre sinais do contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5683_TB5669_20062023131740.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA AMARAL MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "Jéssica Morais"
    "autor_email" => "jessicalarama@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho pretendeu propiciar acessibilidade e autonomia em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em alguns espaços de uma escola pública de ensino regular na cidade de Manaus – Amazonas, como resultado de um Projeto a longo prazo na área da Surdez desenvolvido em período de intervenção de pesquisa e produção de dissertação de mestrado. Seus objetivos específicos perpassaram por orientar a comunidade escolar (alunos, servidores, responsáveis e visitantes) quanto a aprendizagem de sinais em Libras de espaços, objetos, assuntos do contexto escolar através vídeos sinalizados em Libras que poderão ser disponibilizados via Quick Response Code (QR Code) espalhados em lugares estratégicos de uso coletivo. Para se disponibilizar o produto final através do QR Code foi necessária pesquisa bibliográfica, seleção de palavras a serem sinalizadas, filmadas, colocadas no canal do Youtube, na Internet, geração do QR Code para que assim estes pudessem ficar disponíveis para a comunidade desta escola, que se configura em inclusiva, uma vez que possui tanto alunos ouvintes quanto surdos, que teriam o aplicativo de QR Code em seus celulares ou tablets, para que tivessem acesso aos vídeos produzidos pelos pesquisadores envolvidos, e agora disponibilizado em sua língua. O resultado encontrado foi um retorno positivo da comunidade que testaram a tecnologia e a sinalização das informações sobre sinais do contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.