A Educação Ambiental (EA) Crítica no âmbito do Ensino de Ciências se constitui numa ação orientada para a formação de sujeitos capazes de compreender as interrelações de sua própria realidade, tornando-se protagonistas na luta por justiça socioambiental. Na sociedade contemporânea, que está imersa na cultura digital, se faz cada vez mais relevante uma formação crítica, ampliando as discussões em torno dos artefatos produzidos e difundidos por meio das tecnologias digitais. Compreendendo que a EA perpassa o âmbito formal e se manifesta nos diversos artefatos culturais, esta pesquisa qualitativa se direcionou a analisar a EA no conteúdo do aplicativo “BoRa Trilha da Natureza”, no intuito de evidenciar sua potencialidade à EA e ao ensino de Ciências. A coleta de dados se deu por meio de capturas de tela com smartphone, em que se buscou elementos textuais, curiosidades e descrições sobre as temáticas do aplicativo. A análise dos dados foi baseada nas propostas da análise de conteúdo (AC), interpretando as dimensões presentes nas abordagens das temáticas socioambientais contempladas pelo aplicativo. Os resultados obtidos foram confrontados com as características da EA Crítica e com fundamentos teóricos do Ensino de Ciências e EA. Nessa perspectiva, constatou-se que o conteúdo do aplicativo não dialoga de forma contundente com a EA Crítica, todavia traz temáticas importantes para a sua articulação com o ensino de Ciências, aspectos que reforçam o papel essencial dos educadores como mediadores no processo de aprofundamento destes temas e em sua problematização.