Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100618
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7996
    "inscrito_id" => 13190
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais de informação e Comunicação (TDIC), aliadas à globalização, vem ocasionando transformações na esfera social como um todo, possibilitando a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, com diferentes recursos, tornando o processo educativo mais dinâmico e inovador. Consequentemente com a intensificação da tecnologia a educação vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem com o surgimento das ferramentas digitais. Diante deste contexto, desenvolve-se está pesquisa para compreender os desafios e possibilidades com a utilização das ferramentas digitais nas aulas de ciências. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento para o estudo de caso, realizando um levantamento bibliográfico dando ênfase às leituras de artigos acadêmicos, monografias, dissertações e teses, voltadas para a temática. Os autores e documentos que embasam este estudo são: Alves (2022), Azevedo (2022), Cordeiro (2020), Pavnoski; Hilger; Pavnoski (2021), Lunardi; Rakoski; Forigo (2021), Fiori; Goi (2021) Silva; Felício; Teodoro (2022). Os resultados encontrados apontam que a formação profissional atualizada aliada ao uso de novas tecnologias e de recursos didáticos é de fundamental importância para qualquer nível de ensino, o uso das tecnologias de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo estudado. Ressaltando a preocupação da implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, denotando a necessidade de aprofundar a compreensão dos contextos educacionais e propor soluções. Destacando a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13190_TB7996_10122023170840.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA CONRADO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA CONRADO"
    "autor_email" => "andrezaconrado27@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100618
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7996
    "inscrito_id" => 13190
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias digitais de informação e Comunicação (TDIC), aliadas à globalização, vem ocasionando transformações na esfera social como um todo, possibilitando a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, com diferentes recursos, tornando o processo educativo mais dinâmico e inovador. Consequentemente com a intensificação da tecnologia a educação vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem com o surgimento das ferramentas digitais. Diante deste contexto, desenvolve-se está pesquisa para compreender os desafios e possibilidades com a utilização das ferramentas digitais nas aulas de ciências. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento para o estudo de caso, realizando um levantamento bibliográfico dando ênfase às leituras de artigos acadêmicos, monografias, dissertações e teses, voltadas para a temática. Os autores e documentos que embasam este estudo são: Alves (2022), Azevedo (2022), Cordeiro (2020), Pavnoski; Hilger; Pavnoski (2021), Lunardi; Rakoski; Forigo (2021), Fiori; Goi (2021) Silva; Felício; Teodoro (2022). Os resultados encontrados apontam que a formação profissional atualizada aliada ao uso de novas tecnologias e de recursos didáticos é de fundamental importância para qualquer nível de ensino, o uso das tecnologias de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo estudado. Ressaltando a preocupação da implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, denotando a necessidade de aprofundar a compreensão dos contextos educacionais e propor soluções. Destacando a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13190_TB7996_10122023170840.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA CONRADO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA CONRADO"
    "autor_email" => "andrezaconrado27@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O avanço das tecnologias digitais de informação e Comunicação (TDIC), aliadas à globalização, vem ocasionando transformações na esfera social como um todo, possibilitando a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, com diferentes recursos, tornando o processo educativo mais dinâmico e inovador. Consequentemente com a intensificação da tecnologia a educação vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem com o surgimento das ferramentas digitais. Diante deste contexto, desenvolve-se está pesquisa para compreender os desafios e possibilidades com a utilização das ferramentas digitais nas aulas de ciências. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento para o estudo de caso, realizando um levantamento bibliográfico dando ênfase às leituras de artigos acadêmicos, monografias, dissertações e teses, voltadas para a temática. Os autores e documentos que embasam este estudo são: Alves (2022), Azevedo (2022), Cordeiro (2020), Pavnoski; Hilger; Pavnoski (2021), Lunardi; Rakoski; Forigo (2021), Fiori; Goi (2021) Silva; Felício; Teodoro (2022). Os resultados encontrados apontam que a formação profissional atualizada aliada ao uso de novas tecnologias e de recursos didáticos é de fundamental importância para qualquer nível de ensino, o uso das tecnologias de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo estudado. Ressaltando a preocupação da implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, denotando a necessidade de aprofundar a compreensão dos contextos educacionais e propor soluções. Destacando a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.