O avanço das tecnologias digitais de informação e Comunicação (TDIC), aliadas à globalização, vem ocasionando transformações na esfera social como um todo, possibilitando a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, com diferentes recursos, tornando o processo educativo mais dinâmico e inovador. Consequentemente com a intensificação da tecnologia a educação vem passando por transformações no processo de ensino-aprendizagem com o surgimento das ferramentas digitais. Diante deste contexto, desenvolve-se está pesquisa para compreender os desafios e possibilidades com a utilização das ferramentas digitais nas aulas de ciências. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com delineamento para o estudo de caso, realizando um levantamento bibliográfico dando ênfase às leituras de artigos acadêmicos, monografias, dissertações e teses, voltadas para a temática. Os autores e documentos que embasam este estudo são: Alves (2022), Azevedo (2022), Cordeiro (2020), Pavnoski; Hilger; Pavnoski (2021), Lunardi; Rakoski; Forigo (2021), Fiori; Goi (2021) Silva; Felício; Teodoro (2022). Os resultados encontrados apontam que a formação profissional atualizada aliada ao uso de novas tecnologias e de recursos didáticos é de fundamental importância para qualquer nível de ensino, o uso das tecnologias de informação e comunicação na elaboração de planos de aula e de estratégias de ensino podem proporcionar um ambiente melhor de aprendizagem, oferecendo mais fontes de pesquisas e formas diferenciadas da aplicação do conteúdo estudado. Ressaltando a preocupação da implementação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, denotando a necessidade de aprofundar a compreensão dos contextos educacionais e propor soluções. Destacando a mudança nos papéis de professor, que atua como um mediador e não mais como a fonte de conhecimento, e de alunos, que devem desenvolver o senso crítico e a autonomia.