Este trabalho teve como principal objetivo relatar a experiência com atividades de leitura e de escrita propostas por meio de oficinas para alunos do ensino fundamental - anos finais - da Escola Dom Carlos Coelho no município de João Pessoa. Determinamos como objetivos específicos: expandir os conhecimentos sobre concepção de leitura e escrita; compreender a importância do conhecimento prévio do leitor; incentivar os alunos à leitura e à escrita; e estimular a construção de práticas de leitura e escrita. Propõe-se analisar quatro produções, enfatizando o quanto o conhecimento prévio do aluno e a sua experiência de vida contribuem para a construção de sentidos e que, portanto, as práticas de leitura e de escrita devem ser embasadas nisso. O material apresentado refere-se às produções levantadas no projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) intitulado por “Oficinas de saberes: construindo práticas sociais de leitura e escrita na escola e na comunidade”. Para guiar o nosso trabalho, utilizamos os aportes teóricos de: Antunes (2003), Koch e Elias (2006; 2009), Kleiman (2002; 2004; 2005) e Soares (1998; 2004; 2008). A metodologia segue a abordagem qualitativa e descritiva. A partir da análise das atividades aplicadas, observamos o quanto um ensino baseado na noção de pertencimento, do conhecimento prévio e da construção de sentidos colaboram para que os estudantes comecem a ter uma nova visão sobre as práticas de leitura e de escrita e, inclusive, para o incentivo dessas práticas como processo de interação.