O presente artigo descreve um relato de experiência, entre os anos de 2021 e 2023, período em que a referida autora esteve à frente da Coordenação das Ocas do Conhecimento Ambiental, setor de educação ambiental não-formal da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, da cidade de Manaus/AM. Este fará uma contextualização da criação do setor, bem como de suas competências dentro da SEMED Manaus, além de destacar os principais projetos e ações desenvolvidos pelo setor com os estudantes da rede municipal de ensino. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, cujas principais referências são baseadas na Base Nacional Comum Curricular (2017); GAMA, OLIVEIRA e AMORIM (2018) e AMORIM (2019). Como metodologia, é utilizado o estudo de caso (BOGDAN e BIKLEN, 1994; GIL, 2008; YIN, 2001) que neste contexto será baseado em uma perspectiva histórica. Entre os anos de 2021 e 2023, uma média de 32.980 estudantes, dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, foram beneficiados com os projetos e ações, desenvolvidos pelas Ocas do Conhecimento Ambiental, cujo principal objetivo é sensibilizar os estudantes da rede municipal de ensino de Manaus sobre as questões ambientais e ajudar essas crianças e jovens a tornarem-se cidadãos cada vez mais reflexivos e críticos sobre suas ações.