As pesquisas sobre a formação de professores em geral e de professores de matemática destacam os saberes docentes/profissionais como uma temática fundamental. E falar sobre este tema remete a uma ideia de conversa com o professor de tal forma que é possível conhecer sua formação inicial, suas práticas, vivências, experiências e a própria ampliação desses saberes. Este texto, proveniente de uma pesquisa em iniciação científica intitulada “O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS - MONTE CASTELO: a construção de saberes na formação inicial.” intenciona estimular uma reflexão a respeito dos saberes matemáticos e docentes dos educadores de matemática, além de também analisar como esses conhecimentos são construídos durante o processo de formação inicial no IFMA, bem como as desconstruções e reconstruções dos saberes já consolidados na prática em sala de aula. Dessa forma, o estudo se desenvolve por meio de uma pesquisa qualitativa, incluindo uma apurada revisão bibliográfica, que explorou diferentes perspectivas sobre os saberes necessários para que um professor exerça sua função de maneira eficaz; uma pesquisa documental referente ao curso e entrevistas semiestruturadas com os ex-alunos. Aliando esses métodos, foi analisado o processo de formação inicial dos professores de matemática e as experiências/competências, oriundas da trajetória enquanto discente do Curso, que moldam as práticas educacionais do agora professor que ensina matemática.